Ouça ao vivo

MP cobra estudos para reabertura de restaurantes

Foto: Marco Guarizzo

Um ofício do Ministério Público cobra a Prefeitura de Campinas estudos técnicos para reabertura de restaurantes. O município anunciou a medida nesta quinta-feira, que estipula a reabertura dos estabelecimentos do setor a partir do dia 1º de junho, com restrições. 

A região de Campinas foi classificada na zona laranja do plano de retomada econômica do Estado, na qual este tipo de comércio continua de fora. 

Segundo a promotora Cristiane Hillal, a liberação “parece inconstitucional”, mas ainda espera pelas publicações dos decretos municipal e estadual. Ela considera “assustadora” a flexibilização, que parece ser mais flexível que o decreto estadual. 

Campinas excluiu bares da liberação anunciada, e os restaurantes podem funcionar somente no horário de almoço, com até 30% da capacidade. A medida não inclui pessoas com mais de 60 anos, que devem continuar em isolamento social. 

Para o prefeito Jonas Donizette, a medida tem o objetivo de oferecer opção de refeição aos trabalhadores, e esse era um ponto de divergência dele com o governo do Estado. Afirmou também entender que estaria sob atribuição dele a definição da reabertura deste tipo de atividade. 

Em nota, a administração municipal informou que prestará todos os esclarecimentos dentro dos prazos estabelecidos pelo MP. 

Já a Abrasel, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Região Metropolitana, apoiou a medida da prefeitura de Campinas, e destacou que irá orientar os associados para adoção de todas as medidas de higiene e distanciamento para garantir a saúde dos funcionários e clientes. 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.