Ouça ao vivo

O clássico lp Acabou o Chorare

Lançado  em 1972 esse lp propôs um interessante elo entre dois gêneros a princípios antagônicos o rock e o samba...são canções marcantes que colocaram o grupo Novos Baianos no  panteão da memória musical brasileira através do excelente projeto intitulado Acabou o Chorare.

Esta edição é uma homenagem a obra e a vida de  Moraes Moreira que nos deixou em 13 abril !

Lançado  em 1972 esse lp propôs um interessante elo entre dois gêneros a princípios antagônicos o rock e o samba…são canções marcantes que colocaram o grupo Novos Baianos no  panteão da memória musical brasileira através do excelente projeto intitulado Acabou o Chorare.

João Gilberto que foi o mentor do projeto sugeriu a musica Brasil Pandeiro de Assis Valente que se transformou numa bela aula de dinâmica que começa com o violão sincopado de Moraes Moreira e Pepeu Gomes na craviola   pra voz de Baby Consuelo e Paulinho Boca da Cantor até atingir uma explosão de brasilidade.

Fundamentados na cultura hippie toda a trupe saiu de uma cobertura em Botafogo  e se refugiou no Cantinho do Vovô um sítio na região oeste do Rio . E neste lugar a combinação : praia,  futebol, ensaios ao ar livre sem preocupação com o volume e o horário entre outras diversões serviu de alicerce para construção  do disco Acabou o Chorare.

O lado rock do  virtuoso Pepeu Gomes foi o contraponto desse projeto  e o que ajudou muito foi o seu interesse de buscar novos efeitos e auxiliado pela criatividade de um técnico de áudio,  Pepeu Gomes usou um capacitor de uma antiga TV para obter o efeito estridente em sua guitarra.

Já o nome do disco foi um belo exemplo de como o grupo vivia de forma acolhedora . Em visitas ao sítio João Gilberto  levava a sua filha a então garotinha e  hoje cantora internacional Bebeu Gilberto que após levar um tombo rapidamente  sempre dizia  Acabou  o Chorare para se livrar de uma bronca certa do pai.

Na época a recém inaugurada gravadora  Som Livre através do produtor e futuro dono João Araujo pai de Cazuza  apostou naquele som que transbordava originalidade e o resultado foi extremamente recompensador  o LP Acabou o Chorare foi líder de vendas  e execução  radiofinca  por 30 semanas.

Com o estrondoso sucesso do grupo  vários programas de TV foram até o Cantinho do Vovô mostrar quem eram e como viviam os Novos Baianos e rendeu na época o documentário  Novos Baianos Futebol Clube dirigido por Solano Ribeiro e recentemente em 2011 foi lançado um outro documentário de Henrique Dantas , Filhos  de João – O Admirável Mundo Novo Baiano .

E com a música  um  Bilhete pra Didi com o conjunto a Cor do Som que a parte instrumental dos Novos Baianos que esta edição fica por aqui .

 

Confira esta edição

 

 

entre em contato

musicaecultura@cbncampinas.com.br

Produção

Walmir Bortoletto

Edição

Paulo Girardi

 

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Zeca Pagodinho faz show em Campinas; confira

A turnê do cantor Zeca Pagodinho estará em Campinas no dia 27 de junho para a realização de uma única apresentação em comemoração aos 40 anos de carreira.  

O show acontecerá no sábado, a partir das 21h30 no Hotel Royal Palm Hall.

Programa Bosque Interativo retoma atividades em 2024; 1ª edição será neste sábado

O Bosque dos Jequitibás terá a primeira edição do ano do Bosque Interativo neste sábado, das 9h às 16h, na Praça do Chafariz. É uma atividade ambiental que oferece a oportunidade de o público interagir com alguns animais silvestres do parque e conhecer outras curiosidades, como peças taxidermizadas e orientações sobre as espécies que habitam o local.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.