O clássico lp Acabou o Chorare

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Lançado  em 1972 esse lp propôs um interessante elo entre dois gêneros a princípios antagônicos o rock e o samba...são canções marcantes que colocaram o grupo Novos Baianos no  panteão da memória musical brasileira através do excelente projeto intitulado Acabou o Chorare.

Esta edição é uma homenagem a obra e a vida de  Moraes Moreira que nos deixou em 13 abril !

Lançado  em 1972 esse lp propôs um interessante elo entre dois gêneros a princípios antagônicos o rock e o samba…são canções marcantes que colocaram o grupo Novos Baianos no  panteão da memória musical brasileira através do excelente projeto intitulado Acabou o Chorare.

João Gilberto que foi o mentor do projeto sugeriu a musica Brasil Pandeiro de Assis Valente que se transformou numa bela aula de dinâmica que começa com o violão sincopado de Moraes Moreira e Pepeu Gomes na craviola   pra voz de Baby Consuelo e Paulinho Boca da Cantor até atingir uma explosão de brasilidade.

Fundamentados na cultura hippie toda a trupe saiu de uma cobertura em Botafogo  e se refugiou no Cantinho do Vovô um sítio na região oeste do Rio . E neste lugar a combinação : praia,  futebol, ensaios ao ar livre sem preocupação com o volume e o horário entre outras diversões serviu de alicerce para construção  do disco Acabou o Chorare.

O lado rock do  virtuoso Pepeu Gomes foi o contraponto desse projeto  e o que ajudou muito foi o seu interesse de buscar novos efeitos e auxiliado pela criatividade de um técnico de áudio,  Pepeu Gomes usou um capacitor de uma antiga TV para obter o efeito estridente em sua guitarra.

Já o nome do disco foi um belo exemplo de como o grupo vivia de forma acolhedora . Em visitas ao sítio João Gilberto  levava a sua filha a então garotinha e  hoje cantora internacional Bebeu Gilberto que após levar um tombo rapidamente  sempre dizia  Acabou  o Chorare para se livrar de uma bronca certa do pai.

Na época a recém inaugurada gravadora  Som Livre através do produtor e futuro dono João Araujo pai de Cazuza  apostou naquele som que transbordava originalidade e o resultado foi extremamente recompensador  o LP Acabou o Chorare foi líder de vendas  e execução  radiofinca  por 30 semanas.

Com o estrondoso sucesso do grupo  vários programas de TV foram até o Cantinho do Vovô mostrar quem eram e como viviam os Novos Baianos e rendeu na época o documentário  Novos Baianos Futebol Clube dirigido por Solano Ribeiro e recentemente em 2011 foi lançado um outro documentário de Henrique Dantas , Filhos  de João – O Admirável Mundo Novo Baiano .

E com a música  um  Bilhete pra Didi com o conjunto a Cor do Som que a parte instrumental dos Novos Baianos que esta edição fica por aqui .

 

Confira esta edição

 

 

entre em contato

musicaecultura@cbncampinas.com.br

Produção

Walmir Bortoletto

Edição

Paulo Girardi

 

 

Compartilhe!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

COVID-19

Casos de coronavírus em Campinas
0
DESCARTADOS
0
INVESTIGADOS
0
CONFIRMADOS
0
MORTES
Play Video

Ao vivo

Mais recentes

Colunas

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Siga-nos

Veja também

Lô Borges faz show virtual nesta quarta-feira

Na apresentação on-line, o músico mineiro passeia pelos seus grandes sucessos, como  “Clube da Esquina n. 2”, “Paisagem da Janela”, “O Trem Azul”, “Tudo que Você Podia Ser”, “Para Lennon e McCartney”, além de canções mais recentes.

A reinvenção de João Donato

Nascido em 1934 em Rio Branco no Acre João Donato de Oliveira Neto é hoje um nome muito requisitado em estúdio além de apresentações ao vivo. Muito diferente do João Donato de 50 anos atrás que  teve um inicio de carreira produtivo mas que aos  poucos foi sendo colocado de lado em função do exagero nas improvisações.