Oito em cada dez pessoas no Brasil estão adotando as práticas recomendadas de higiene para evitar o contágio pelo coronavírus. A pesquisa do Ministério da Saúde aponta que 82,7% da população brasileira têm seguido estas práticas de prevenção. Em Campinas, os moradores demonstraram consonância com esta pesquisa, relatando à reportagem que a lavagem das mãos regularmente com água e sabão se intensificou e atrásra criou-se o hábito de higienização com álcool em gel.
O Segurança, José Aírton, conta estar atento à orientação dos infectologistas na hora de lavar as mãos, com pelo menos 20 segundos de lavagem da palma, dorso, punho e entre os dedos, além do uso de álcool em gel da mesma forma. Elaine Silmara conta fazer isso toda vez que toca uma nova superfície, várias vezes ao dia.
Elisângela Malte é cozinheira e conta que a profissão sempre lhe exigiu atenção redobrada. A pesquisa mostra que as recomendações sobre a limpeza de superfícies e objetos de uso comum e coletivo também estão sendo seguidas e as mulheres são as que mais aderiram, com 87,3%. Já entre os homens, o percentual é de 77,7%.
A Pesquisa apontou ainda que 90,9% dos brasileiros entrevistados aderiram ao isolamento social, evitando sair de casa e o contato próximo com outra pessoa. Os dados são da primeira edição da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico Covid-19 do Ministério da Saúde. Foram entrevistadas 2 mil pessoas com 18 anos ou mais em todo o país.