Papel do jornalismo é fundamental na pandemia

Foto: Danilo Braga

Os relatos de ameaças e agressões a jornalistas se multiplicam por todo país e mesmo assim, profissionais da imprensa seguem trabalhando para informar a população. A pandemia somada a polarização política fez com que os jornalistas se tornassem alvo de grupos mais radicais. Um seminário promovido pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo e pela Embaixada dos Estados Unidos discutiu a liberdade de imprensa durante a pandemia.

As entidades entendem que a imprensa hoje vive uma situação de estresse semelhante a cobertura de uma guerra. A declaração foi dada pela correspondente de guerra Judith Matloff, que afirmou que jornalistas vivem uma situação sem precedentes, lidando com mortes, se expondo ao coronavírus e sendo alvos constantes de ataques de chefes de poderes constituídos.

O jornalista e âncora do Jornal da CBN, Roberto Nonato, defende o papel da imprensa em momentos de crise, como o atual.  Segundo ele, neste cenário é a imprensa que faz chegar à sociedade as informações apuradas e precisas, no meio de tanta fake news. “O que a gente tem é um papel fundamental do jornalismo. E por quê? Porque num período de pandemia, nos períodos de crises, e ainda mais com as novas tecnologias que nós temos hoje em dia, prolifera desinformação. Prolifera aquilo que não é checado, aquilo que se chama de fake news. Então o jornalismo tem um papel fundamental neste cenário que é exatamente o de informar as pessoas, de fazer com que a sociedade tenha informações precisas”, afirma. Recentemente no Brasil, foram vários casos de jornalistas agredidos enquanto executavam seu trabalho.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Concessionária alerta para risco de neblina em rodovias da região durante o inverno

Limeira: Criança é atropelada e motorista foge sem prestar socorro

Motorista com sinais de embriaguez invade praça em Hortolândia

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.