Ouça ao vivo

Prefeitos de SP vão apresentar plano de reabertura

Foto: reprodução YouTube

Em reunião realizada pelo Conselho Municipalista, criado pelo Governo de São Paulo para o enfrentamento à pandemia de covid-19, ficou decidido que os prefeitos paulistas irão apresentar planos regionais para a reabertura econômica no estado. Os planos serão apresentados ao Palácio dos Bandeirantes nesta sexta-feira, 22. O conselho é formado por prefeitos que representam as 16 regiões administrativas do estado, compostas por todos os municípios paulistas.

Segundo o secretário de desenvolvimento regional de São Paulo, Marco Vinholi, o estado vai ouvir os planos regionais e avaliar cada caso, individualmente. “Os planos regionais, cada região ficou com um responsável através disso, e na próxima sexta-feira, esses prefeitos vão apresentar as estratégias pactuadas com os 645 municípios do estado de São Paulo”, disse.

Outro ponto abordado no encontro foi a antecipação de feriados municipais, a exemplo do que foi feito na capital. Segundo o conselho, vários municípios informaram que vão apresentar projetos de lei semelhantes em suas respectivas câmaras municipais. Porém, o presidente do conselho dos secretários de saúde do estado, Geraldo Reple, afirmou que é importante que as pessoas entendam que a antecipação dos feriados não é para o lazer. Ele ressaltou que é fundamental que as pessoas não viagem para não aumentar a transmissibilidade do vírus em outras regiões do estado. “Esse feriado prolongado nos preocupa muito. Ele é importante para que a gente mantenha o isolamento social e que as pessoas fiquem em casa. Porque não é um feriado para as pessoas viajarem. É muito importante que as pessoas entendam isso. Se eventualmente houver viagens, a gente pode estar levando ainda mais doença para o interior”, afirmou.

Com a antecipação dos feriados da capital, a expectativa é de que a taxa de isolamento nos próximos seis dias na Grande São Paulo fique acima de 60%. Nesta terça-feira, 19, o estado de São Paulo contabilizava 65.995 casos confirmados de covid-19 e o número de óbitos está em 5.147. A taxa de ocupação de UTI no estado cresceu e chegou a 71,4% e na Grande São Paulo está em 88%.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.