Prefeitura defende a flexibilização da economia

A Prefeitura de Campinas  rebateu o Ministério Público e considera inconsistente o pedido de suspensão do decreto municipal que flexibiliza a quarentena na cidade. O Ministério Público pediu que a Procuradoria-Geral de Justiça do Estado avalie a hipótese de ingressar com uma ação para tentar suspender de forma imediata o decreto da Prefeitura.

A promotora Cristiane Hillal, que ingressou com o pedido, relata preocupação com o índice de isolamento social na cidade. Para ela, a medida da prefeitura viola os direitos à saúde e à vida, além de invadir competência exercida pelo governo do Estado.

De acordo com Secretario de Assuntos Jurídicos, Peter Panutto, o que ocorreu foi uma readequação do decreto municipal, onde foram incorporadas medidas já adotadas pelo governo paulista como, por exemplo, a liberação para funcionamento das lojas de materiais para construção e vendas por delivery e drive tru. Segundo ele, a representação do Ministério Publico é genérica e incoerente, pois não aponta nenhum item específico.

O decreto da Prefeitura de Campinas liberou, também, a abertura de concessionárias para locação ou venda de veículos e lojas de lava-rápido. Segundo Peter Panutto, não houve nenhum dialogo com o Governo do Estado para a elaboração do decreto municipal que já está em vigor. Sob o aspecto jurídico  ele  explicou que o decreto é constitucional. Já sobre o aspecto médico sanitário, a resposta  foi que que todas as cautelas foram tomadas, porém, se houver a necessidade o decreto será revisto.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Ônibus invade loja após motorista passar mal em Campinas

Toyota anuncia retomada gradual da produção em Indaiatuba após incêndio em fábrica de motores

Operação flagra esquema de falsificação de cerveja em condições insalubres em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.