Ouça ao vivo

Reabertura na RMC depende da saúde em cada cidade

A reabertura gradual das atividades na Região Metropolitana de Campinas a partir da próxima segunda-feira vai ficar a cargo das prefeituras de cada uma das 20 cidades que compõem o grupo. O Plano São Paulo, divulgado pelo Governo do Estado, apontou que em toda o região o cenário é o mesmo, da fase 2, no qual o comércio está autorizado a funcionar por meio de decretos municipais, mas bares, restaurantes, academias e salões de beleza ainda não podem voltar a funcionar. O prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Dênis Andia, do PV, que é o presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC, afirma que cada município tem uma situação diferente na estrutura da saúde, e por isso a decisão não será conjunta.

Dênis Andia chama a atenção para o crescimento da pandemia de covid-19 no interior de São Paulo e diz que a flexibilização não deve ser motivo para a população pensar que a pior fase da doença na região já passou. O presidente do Conselho da Região Metropolitana admite que os casos de covid-19 podem aumentar com a reabertura do comércio, mas pede que os protocolos de combate à pandemia continuem e avalia que as cidades que vão liberar o comércio já montaram estrutura suficiente para receber eventuais pacientes.

Na última terça-feira, 26 de maio, Santa Bárbara teve apenas 40% de isolamento social, ficando na posição 93 entre as 104 cidades analisadas pelo Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo. O prefeito vai decretar a reabertura, pois segundo Dênis Andia, o município tem um dos menores índices de contaminação pelo novo coronavírus na região.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.