Ouça ao vivo

Retomada econômica exige esforço coletivo

Foto: Flávio Botelho

A quarentena no estado de São Paulo continua, porém o plano de flexibilização adotado pelo governo estadual vai exigir um esforço coletivo da sociedade e principalmente do ambiente corporativo. A opinião é do médico especialista em saúde corporativa, Gentil Jorge Alves. Para ele a chamada retomada inteligente das atividades foi muito bem desenhada pelo governo paulista.

Dentro do plano, as atividades imobiliárias, comércios e shoppings estão liberados para os municípios que foram classificados no padrão laranja, como capital e Campinas, onde foram liberados também os restaurantes. Segundo o médico, em todo os casos os estabelecimento terão que seguir os protocolos estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde, como o distanciamento, uso de máscara e higienização das mãos, que é um dos principais vetores do novo coronavírus.

Nos restaurantes por exemplo, o distanciamento tem que ser adotado entre mesas, a lavagem das mãos deve ser feita logo na entrada, entre outras medidas. Já nos escritórios e demais locais de trabalho, o distanciamento também é fundamental e o horário do almoço deve ser revisto.  Segundo o médico, esse espaço de tempo no ambiente corporativo não poderá ser mais ser usado para confraternização entre os colegas de trabalho.

O bom senso segundo o médico, será fundamental para atingir o tão aguardado nível cinco do plano de flexibilização , que vai permitir a volta de todas as atividades econômicas. Para ele a regra é simples se os procedimentos forem respeitados. O médico  Gentil Jorge Alves, lembra que dentro da regra do bom senso, se a pessoa estiver com algum sintoma , como febre, dor de garganta e outros que remetam a covid-19, a recomendação é não retomar as atividades.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.