Ouça ao vivo

Abrasel aprova plano de retomada econômica

As medidas anunciadas pelo prefeito de Campinas, Jonas Donizette, que pulam uma fase do plano estadual e flexibilizam a abertura dos restaurantes em Campinas foram recebidas de forma positiva pela Abrasel, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Região Metropolitana de Campinas. O presidente da associação, Matheus Mason, disse que foi um primeiro passo para a retomada das atividades do setor.

De acordo com o plano Estadual, Campinas se enquadra na fase 2 de flexibilização do Comércio, que estabelece entre 60% e 80% do nível de ocupação de leitos. Apesar da flexibilização de restaurantes não estar prevista na fase 2 do plano estadual, o decreto de Jonas Donizette permite a abertura dos restaurantes com 30% da capacidade nos horários de almoço, a partir desta segunda feira, 01.

Matheus Mason explica que  o setor jurídico da Abrasel fez uma análise criteriosa do decreto do prefeito e concluiu que ele não contraria o plano estadual. O prefeito não informou se a  abertura dos restaurantes vale para os finais de semana, mas a Abrasel considera que seria fundamental incluir o sábado e o domingo para salvar empregos e evitar falências.

60% dos estabelecimentos dos setor na RMC são restaurantes, portanto 3.500 negócios serão beneficiados. A flexibilização não inclui os bares. Para a Abrasel eles poderiam ser incluídos de forma criteriosa, deixando para um segundo momento só aqueles que geram aglomeração, como os bares com shows de bandas, por exemplo.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.