Desde o início da quarentena em Campinas, a população reclamou da redução do número de ônibus que atendem o transporte público municipal. As principais queixas se referiam à demora dos ônibus em passar nos pontos e a lotação em tempos de pandemia. Nesta terça-feira, a Emdec anunciou a alteração em linhas de ônibus em todos os eixos da cidade. Esses eixos ligam todas as regiões da cidade ao Centro de Campinas.
No Eixo Ouro Verde, a Emdec anunciou que vai antecipar o horário de pico da linha 1.31 das 16h45 para 15h30. No Campo Grande, duas linhas terão alteração. A 2.12 também terá a antecipação do pico em uma hora e a linha alimentadora 2.15, no Jardim Bassoli, terá mais ônibus disponíveis.
No eixo Samtos Dumont, a Emdec informou que disponibilizará mais quatro ônibus que atenderão as linhas 1.14, 1.17 e 1.88. Em Sousas e Joaquim Egídio, mais um carro atenderá as linhas 3.90 e 3.96. E no eixo dos Amarais, a Emdec avaliará a linha 3.16, que apresenta alguma falha não detalhada no comportamento da linha.
De acordo com o prefeito Jonas Donizette, a prefeitura segue de olho nas necessidades da população em relação ao transporte público. Ainda assim, ele pediu compreensão das pessoas, já que a pandemia deixou o sistema de transporte público deficitário. “Estamos nos esforçando para manter a condução. O sistema está deficitário. A passagem é rateada pelo número de passageiros. Precisamos de um pouco de compreensão, porque caiu muito”, afirmou.
A Emdec informou ainda que vai realizar barreiras nos terminais do transporte metropolitanos, para orientar as pessoas que estão vindo de outras cidades.