Em atualização do Plano SP de reabertura econômica, Campinas seguiu na fase laranja, o que permite que parte do comércio essencial siga em atividade com horário reduzido. Porém, o governo paulista vai enviar uma nota técnica para o prefeito Jonas Donizette, recomendando o fechamento das atividades comerciais nos próximos dias, por causa do aumento do número de internações em UTIs.
A mesma medida será adotada em Sorocaba, que também foi mantida na fase laranja do plano. Para o estado, as regiões das duas cidades é classificada como uma zona perigosa. O coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus, Carlos Carvalho, espera que Campinas e Sorocaba sigam o exemplo de Valinhos. “É uma zona perigosa. Os números estão apontando para a possibilidade do aumento do número de internações nesses locais. É uma zona perigosa. Vamos enviar uma nota técnica aos prefeitos pedindo o fechamento do comércio, a exemplo do que foi feito em Valinhos, quando o prefeito (Orestes Previtale) se antecipou e fechou o comércio”, afirmou.
Na atualização desta sexta-feira, 19, as regiões de Marília e Registro, no interior paulista regrediram no Plano e passaram da fase laranja para a vermelha. A decisão foi tomada pelo estado devido ao aumento significativo do número de internações. Em relação a Campinas, a manutenção na fase laranja só foi possível graças ao aumento do número de leitos de UTI feito nos últimos dias.