Ouça ao vivo

Especialista questiona volta de atividades na região

Foto: Leandro Las Casas

O médico e epidemiologista da Faculdade São Leopoldo Mandic, André Ribas Freitas, não vê “sentido lógico” na previsão de retorno das atividades em Campinas para o próximo dia 8. Para ele, os dados do surto ainda são graves.

Além de estender o mesmo entendimento às demais cidades da região que iniciaram a retomada em meio ao momento de alta de contágios, Ribas critica o risco elevado à saúde, já que os números de infecções e mortes podem subir.

“As recomendações internacionais são claras: para se pensar em diminuir a intensidade do controle, é preciso três indicadores caindo: pessoas infectadas, com sintomas e internadas. E todos estão ascendentes em Campinas”, alerta.

O especialista vai além e questiona até mesmo as medidas adotadas desde o início da pandemia de coronavírus, que não teriam sido suficientes para controlar o índice de contaminação e a alta taxa de ocupação de leitos de UTI.

Na visão dele, a reabertura gradual só deveria ser adotada se o controle estabelecido durante o surto no Brasil fosse efetivo e resultasse em uma curva decrescente de total de casos, mortes e de pessoas atendidas e internadas.

“Não tem sentido lógico você imaginar que, dentro da curva ascendente, relaxar as medidas vai ajudar a manter o controle. Se nem mesmo com as medidas atuais foi possível, não adianta imaginar uma mágica acontecendo”, critica.

Além de Campinas, que adiou a medida por uma semana por conta da alta de confirmações de covid-19, Cosmópolis e Artur Nogueira também não reabriram o comércio. As demais 17 cidades da região metropolitana já retornaram.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Rodada de Negócios faz networking entre grandes empresas e fornecedores

O evento ‘Rodada de Negócios’ reuniu 140 empresas na tarde desta quarta-feira (24), em Campinas.  Cerca de mil reuniões foram realizadas, com expectativa de movimentar R$ 2,5 milhões na geração de negociações nos próximos meses. A iniciativa é da regional Campinas do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.