Ouça ao vivo

HC atinge 100% de ocupação de leitos de UTI

Foto: Arquivo/CBN Campinas

O Hospital de Clínicas da Unicamp está com todos os seus leitos de UTI para atendimento de covid-19 e demais doenças ocupados. Deste modo, o paciente que buscar atendimento terá que aguardar no pronto socorro da unidade de saúde. Para piorar a situação, os leitos de enfermaria, destinados para os pacientes com quadro menos grave da doença, estão com taxa de ocupação em 85%. O HC tem 52 leitos de UTI, sendo que todos eles estão ocupados. Desse total, 26 atendem pacientes com quadro grave de covid-19.

Por conta da situação, o hospital da Unicamp adquiriu contêineres para armazenar os corpos das vítimas da pandemia. De acordo com o superintendente do HC da Unicamp, Antônio Gonçalves de Oliveira Filho, há algum tempo o corpo clínico do hospital tem observado um aumento preocupante do número de casos da doença.  Segundo ele, a situação se agrava quando esse aumento se soma ao fato do HC ser referência no atendimento de outros tipos de doença. “Aqui no HC, nós estamos experimentando um aumento grande no número de casos que tem chegado e sido encaminhado. E pelo fato do HC ser referência no atendimento da região, nós estamos atendendo os casos de covid-19 e também os demais casos relacionados a outros problemas de saúde das pessoas. E com isso, nós temos hoje 100% da capacidade de leitos de UTI ocupada”, afirma.

O HC da Unicamp registrou oito mortes por covid-19 até agora. A Unicamp soma 256 casos confirmados da doença, entre o HC, Caism e o Cecom, que atende a comunidade de profissionais de saúde, funcionários e alunos da universidade.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.