Ouça ao vivo

Hortolândia reabre comércio com fluxo grande e filas

Foto: Arquivo CBN

O comércio de Hortolândia teve fluxo grande e filas no segundo dia de reabertura. A rua Luís Camilo de Camargo chegou a registrar trânsito intenso nesta terça-feira. Pelo local, a espera do lado de fora das lojas se dava pela limitação de circulação. Locais com até 150 m² de área útil, por exemplo, só podem receber dois clientes por vez. Muitas fachadas estavam fechadas por faixas de isolamento ou outras barreiras.

Neuma Fernandes, de máscara, esperava para entrar em um desses comércios. Favorável ao retorno com restrições e cuidados, respeitava a distância na fila. “É necessário. Porque tem várias coisas que a gente estava precisando comprar mesmo. Receio eu tenho, mas a gente se protege. É um transtorno esperar do lado de fora, mas faz parte, porque é pra nossa própria proteção”,  afirma.

Um dos sócios de uma papelaria, Salim Aboud, abriu sem funcionários. Sem condições de pagar pelos salários, conta que suspendeu os contratos. Ainda assim, disse entender o momento sanitário e conta com a recuperação. “Já melhorou assim depois desse tempo parado e de muita despesa pesada. Mas graças a Deus começou assim, então tá bom. Aqui a gente liberou quatro clientes por vez porque nossa loja tem 300 m²”, conta.

Com as calçadas cheias, a principal via do comércio da cidade teve trânsito. Mas o motorista de aplicativo Givaldo Martins não reclamou do tráfego carregado. Com poucas corridas diárias durante o fechamento total, esperava melhora. “Caiu pra caramba. Ouso dizer que caiu 70%. Mas desde ontem, melhorando aos poucos, retomando 30%, nosso desejo é que melhore mais ainda essa semana”, acredita.

O uso de máscaras é amplo e o respeito ao distanciamento nas filas também. Há lojas com adesivos no piso indicando o espaço adequado a ser mantido. Nas agências bancárias, assim como em Campinas, as filas eram longas. O comércio de rua em Hortolândia foi autorizado a abrir no período das 10h às 14h. Já os shoppings podem atender por quatro horas consecutivas entre 10h e 20h.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.