Ouça ao vivo

Indústria de bicicleta começa a retomar fôlego

Foto: Stephanie Haidar

Com a retomada gradual das fábricas, a produção de bicicletas ultrapassou 20 mil unidades em maio. No começo de junho, todas fabricantes do Pólo Industrial de Manaus já estavam em operação e o setor começava a dar sinais de recuperação.

Ainda afetada pela pandemia da covid-19, a produção de bicicletas na capital do Amazonas totalizou 21.587 unidades. Segundo levantamento da Abraciclo, este volume representa uma alta de 114,3% em relação ao mês anterior. Já na comparação com mesmo período do ano passado houve uma queda de 70,5%.

De acordo com o diretor executivo da entidade, José Eduardo Gonçalves, o resultado alcançado em maio mostra que o setor está caminhando para sair de uma grande crise. Porém, a retomada do mercado está atrelada à flexibilização da quarentena.

Outro fator importante para a recuperação do mercado, na opinião dele, seria o estímulo, por meio das autoridades públicas, do uso da bicicleta como opção de mobilidade urbana para o combate a proliferação do coronavírus, a exemplo do que acontece na Europa.

A projeção de crescimento da indústria para este ano na fabricação de bicicletas era de 7,3% em relação a 2019. A estimativa era produzir neste ano 987 mil unidades. Em relação ao ano anterior a projeção era ainda maior, 28%.

Já no caso das motocicletas, a estimativa para este ano era de um aumento de 6,1% em relação a 2019. Por conta do cenário ainda incerto, o diretor executivo da Abraciclo, esclarece que nos dois casos as previsões terão que ser revistas. Ainda de acordo com ele, não dá para traçar um panorama até o final do ano, principalmente por conta da interiorização da pandemia.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.