Indústria de bicicleta começa a retomar fôlego

Foto: Stephanie Haidar

Com a retomada gradual das fábricas, a produção de bicicletas ultrapassou 20 mil unidades em maio. No começo de junho, todas fabricantes do Pólo Industrial de Manaus já estavam em operação e o setor começava a dar sinais de recuperação.

Ainda afetada pela pandemia da covid-19, a produção de bicicletas na capital do Amazonas totalizou 21.587 unidades. Segundo levantamento da Abraciclo, este volume representa uma alta de 114,3% em relação ao mês anterior. Já na comparação com mesmo período do ano passado houve uma queda de 70,5%.

De acordo com o diretor executivo da entidade, José Eduardo Gonçalves, o resultado alcançado em maio mostra que o setor está caminhando para sair de uma grande crise. Porém, a retomada do mercado está atrelada à flexibilização da quarentena.

Outro fator importante para a recuperação do mercado, na opinião dele, seria o estímulo, por meio das autoridades públicas, do uso da bicicleta como opção de mobilidade urbana para o combate a proliferação do coronavírus, a exemplo do que acontece na Europa.

A projeção de crescimento da indústria para este ano na fabricação de bicicletas era de 7,3% em relação a 2019. A estimativa era produzir neste ano 987 mil unidades. Em relação ao ano anterior a projeção era ainda maior, 28%.

Já no caso das motocicletas, a estimativa para este ano era de um aumento de 6,1% em relação a 2019. Por conta do cenário ainda incerto, o diretor executivo da Abraciclo, esclarece que nos dois casos as previsões terão que ser revistas. Ainda de acordo com ele, não dá para traçar um panorama até o final do ano, principalmente por conta da interiorização da pandemia.

 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Moradores denunciam morte de peixes em lagoa que passa por obras em Paulínia

Indaiatuba confirma mais duas mortes por dengue e chega a 21 óbitos pela doença em 2025; RMC chega a 206

“Flores e Sabores de Campinas” acontece neste sábado

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.