Jonas quer hospital do Pacaembu com pacientes da região

Foto: Divulgação Governo de SP

O Prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB) disse, nesta terça-feira, que a utilização do hospital de campanha instalado no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, seria uma alternativa para o atendimento de pessoas com a covid-19 e que estão vindo para Campinas para serem atendidas.

O hospital de campanha está com uma subutilização atualmente em função da queda no número de casos e a absorção, pela própria rede municipal de saúde dos internados. A capacidade do local é para 200 leitos de baixa e média complexidade além de 10 de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Atualmente, estão sendo ocupados menos de 40 leitos da enfermaria.

Entre os profissionais da unidade, a expectativa é de que o hospital seja fechado no próximo dia 30 de junho. O contrato com o Hospital Albert Einstein, que gerencia o local, vai até o dia 06 de julho, segundo a Secretaria de Saúde de São Paulo.

Para Jonas, a ideia é que fosse feito um aditivo no contrato evitando assim, o desmonte de um equipamento de grande porte que, por várias semanas, chegou quase ao seu limite de capacidade.

O prefeito também ressaltou que o tempo despendido entre a desmontagem de um equipamento de saúde, o deslocamento e a montagem das instalações e todos os equipamentos, seria muito grande para a necessidade das cidades do interior paulista. Segundo ele, como São Paulo tem boas rodovias e fáceis acessos à capital paulista, seria viável o encaminhamento dos pacientes do interior para a São Paulo.

Durante três meses o hospital de campanha do Pacaembu fez mais de 1,5 mil internações entre enfermaria e UTI. Mais de 500 profissionais da saúde chegaram a trabalhar na unidade

De acordo com a Secretaria de Saúde de Campinas, o município contava nesta terça-feira com 350 leitos de UTI exclusivos para pacientes com covid-19 nas redes pública e particular. Deste total, 312 estavam ocupados, o equivalente a 89,14%. No casos do SUS municipal, todos estavam ocupados.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Polícia escolta gestante em trabalho de parto até hospital de Campinas

Trecho da rua Antônio Frutuoso de Moraes, no Parque Valença, terá bloqueio viário nesta quarta

Americana reforça que cobrança de Área Azul segue ativa 

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.