Jonas pode ser afastado por improbidade

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, pode ser afastado do cargo e cumprir as punições impostas pelo pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, caso não faça a demissão de cerca de 500 funcionários comissionados de sua a administração. A afirmação é do Secretário Geral da OAB Campinas e especialista em direito constitucional, Paulo Braga. O parâmetro, segundo ele, é  a determinação do presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, que cassou a liminar que havia assinado e que estava em vigor.

Para Paulo Braga, se a decisão do STF não for cumprida de imediato, o prefeito deve perder o cargo por improbidade administrativa, os direitos políticos por cinco anos e arcar com multa estalecida. De acordo com o especialista, a regra da máquina pública segue os princípios do concurso público, sendo os cargos comissionados excepcionais e, pela lei, sem direito a ressarcimentos.  Sobre o cumprimento do acórdão, Braga esclarece que o Prefeito teria um prazo para realizar as exonerações, que seria de 30 dias.

Em nota encaminhada à reportagem, a prefeitura de Campinas informou que só vai se posicionar sobre  a medida do STF, após receber e analisar a decisão e posteriormente propor as medidas judiciais cabíveis.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Hortolândia inicia obra de nova UBS no Terras de Sta. Maria em dezembro

Indaiatuba inicia mudanças no trânsito na Avenida Fábio Ferraz Bicudo

Piracicaba terá ônibus gratuito para candidatos do Enem nos dias de prova

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.