Ouça ao vivo

Mortes pela covid-19 chegam a 75 em Campinas

Campinas registrou mais duas mortes por covid-19 e agora contabiliza 75 óbitos. O homem de 69 anos e a mulher de 74 tinham outros problemas de saúde, foram atendidos em hospitais públicos e tiveram testes feitos no Adolfo Lutz.

O total de casos confirmados no município subiu 44 em relação ao balanço do último sábado e chegou a 1.614. Os registros fatais que aguardam a realização de exames são 23, seis a mais. Já o de casos suspeitos se manteve em 380.

O índice de recuperados subiu de 1.105 no sábado para 1.158, um acréscimo de 53. O número de pacientes internados é de 146, um a menos. Em isolamento domiciliar, 235, 10 a menos. Foram descartadas 3.081 suspeitas, 73 a mais.

Durante a divulgação dos dados nesta segunda, o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, exaltou o trabalho da saúde. “Quero cumprimentar a minha equipe de trabalho, porque mostra Campinas como um exemplo para o Brasil”, disse.

Na live pelo Facebook, o prefeito voltou a comentar o adiamento da reabertura das atividades por uma semana. Para ele, o contágio ainda exige cuidados. Além disso, alegou que vai tentar fazer alterações em itens da retomada econômica.

“Era necessária a transferência, mas outro motivo é a reunião que vou ter com o governador. Quero mudar, por exemplo, o período de abertura do comércio. Campinas não é pequena. Seis e não quatro horas é mais ponderado”, opina.

Jonas também informou que deve editar alguma medida municipal nos próximos dias com a intenção de reforçar a fiscalização sobre uso de máscaras em vias e lugares públicos e privados, principalmente os ambientes fechados.

O presidente da Rede de Saúde Mário Gatti, Marcos Pimenta, também participou da transmissão. No vídeo, apresentou uma máscara adaptada a ser usada por pacientes com quadros respiratórios graves do novo coronavírus.

Foram doadas 35 unidades, mas outras 50 já foram pedidas. Os equipamentos são menos invasivos, permitem a fala e também facilitam a visualização do rosto do paciente. A fabricação é fruto da parceria de uma empresa e uma ONG.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.