Ouça ao vivo

Mortes por doenças cardiovasculares aumentaram na pandemia

O número de óbitos em todo o país por doenças cardiovasculares aumentou desde o início da pandemia do novo coronavírus. Os dados foram levantados pela Sociedade Brasileira de Cardiologia em uma pesquisa feita em parceria com a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais, a Arpen-Brasil

De acordo com, Marcelo Queiroga, presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, de janeiro a maio de 2020, em relação ao mesmo período do ano passado, foi constatado aumento no numero de óbitos em geral e também por doença cardiovascular. O detalhe segundo ele, foi o aumento de casos de óbitos domiciliares por problemas no coração.

O excesso de óbitos registrados em todo o país, desde o inicio da pandemia, está diretamente ligado a Covid-19. Porém, apesar das constatações, o presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, afirma que não é possível apontar que os óbitos por doenças cardiovasculares tenham sido provocados por conta do novo coronavírus. Na opinião do médico, o fato indica que as pessoas estão com medo de procurar ajuda médica durante esse período pandêmico.

Além da Covid-19, que pode potencializar os problemas cardiovasculares, outros fatores como sedentarismo, tabagismo e o envelhecimento natural da população também estão associados ao aumento no numero de mortes provocadas por problemas no coração.

A recomendação do médico Marcelo Queiroga, presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia a população é procurar o auxilio médico se sentir qualquer tipo de sintomas como palpitação, dor no peito, suor frio e falta de ar. Esses sintomas são característicos de infarto do miocárdio. Outra recomendação é para os hipertensos e diabéticos não deixarem de fazer uso de seus medicamento regulares. Ele lembra que os hospitais, tanto da rede publica quanto privada, estão preparados para separar os casos de Covid-19 das doenças habituais.

Além de todas as recomendações , o presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia faz questão de frisar a importância de seguir a risca as determinações das autoridades de saúde neste período de pandemia, como uso de máscara, evitar aglomerações e sair de casa somente quando necessário.

Os dados da pesquisa feita pela Sociedade Brasileira de Cardiologia em parceria com a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais, a Arpen-Brasil,  podem ser acessados em um novo módulo no Portal da Transparência (https://transparencia.registrocivil.org.br

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.