A Pandemia da covid-19 obrigou as instituições de ensino a encontrarem alternativas para se adaptar rapidamente ao ensino online. Para continuar cumprindo o conteúdo curricular programado para o semestre letivo, por causa das aulas presenciais suspensas, o jeito foi se adaptar com urgência às aulas remotas utilizando recursos digitais, como videoaulas, materiais de leitura, jogos virtuais e lives. O desafio tem sido grande para os professores porque não se resume à adaptação de uso de recursos digitais.
De acordo com Virginia Aguiar, assessora didático pedagógica da Faculdade Presbiteriana Mackenzie, não se trata apenas de uma questão tecnológica, mas de uma nova didática na preparação das aulas, adaptada à modalidade remota. Para Virginia Aguiar, estamos vivendo um contexto que acelera a implementação de um sistema híbrido que vai associar os ensinos presencial e online quando ocorrer o término da pandemia. Outro desafio dos educadores é orientar a mudança de postura do aluno, acostumado a uma certa passividade que existe no ensino presencial. A metodologia de ensino online exige do aluno mais disciplina, empenho e pró-atividade para que haja o aproveitamento esperado.