Um projeto digital sem custos às escolas e aos pais permite que alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental “coloquem a mão na massa” através de atividades gratuitas que estimulam a criatividade e o protagonismo no ensino.
A intenção da iniciativa de uma startup da capital paulista é fazer com que os estudantes desenvolvam as noções de colaboração e comunicação. A proposta é que competências complementares ao currículo tradicional sejam realizadas.
O diretor de pesquisa e desenvolvimento da Nave à Vela, Bruno Ferrari, explica que o serviço foi criado por conta da pandemia. Com a adoção do ensino à distância, diz que o momento é propício para a criatividade e à busca por inovações.
“Temos um material aplicável em várias realidades de escolas diferentes. Aí pode ser enviado para o aluno, de uma maneira simples, já que a aula é por vídeo. Então o próprio aluno conduz, junto com pais e responsáveis”, diz ele.
Tudo é vinculado à Base Nacional Comum Curricular e envolve materiais encontrados em casa. São construídos desde quadros para a expressão de sentimentos até estruturas complexas para aplicação de teorias da física.
Apesar da participação direta, o objetivo não é gerar mais dificuldades no momento atual, já que muitas instituições de ensino precisaram se adequar ao isolamento, assim como os responsáveis foram obrigados a adaptar as rotinas.
“O objetivo é facilitar o acesso, tanto para as escolas na aplicação, quanto para os pais no apoio e às crianças no entendimento. Para escolas que queiram pegar o conteúdo e adaptar para um projeto existente, é totalmente aberto”, alega.
As escolas interessadas podem acessar as atividades pelo link digital.naveavela.com.br/EXPERIMENTE. Na página, cada instituição pode entender como funciona e também se cadastrar na plataforma gratuita.