Ouça ao vivo

Roy Orbison, uma lenda do rock!

Com o sucesso do rock no inicio dos anos 50 várias gravadoras em todo o Pais começaram  a explorar esse novo gênero  e a Sun Records do produtor Sam Phillips se tornou o centro das atenções. Pois entre as suas estrelas estavam nomes do  peso de Elvis Presley e  Jerry Lee Lewis e a gravadora começou a lançar vários artistas e entres eles estava Roy Orbison.

Depois da segunda guerra mundial os Estados Unidos viviam um momento de otimismo e prosperidade econômica. E a música encontrou um terreno fértil ao  atender a vontade de um publico jovem e ávido por consumir novidades com isso favoreceu o fortalecimento de um novo estilo de música que trazia uma mistura de country e blues batizado de rock ‘n’ roll.

Com o sucesso do rock no inicio dos anos 50 várias gravadoras em todo o Pais começaram  a explorar esse novo gênero  e a Sun Records do produtor Sam Phillips se tornou o centro das atenções. Pois entre as suas estrelas estavam nomes do  peso de Elvis Presley e  Jerry Lee Lewis e a gravadora começou a lançar vários artistas e entres eles estava Roy Orbison.

O texano Roy Kelton Orbison  que nasceu em 1936 ingressou na industria fonográfica como cantor e compositor de rockabilly por indicação de Johnny  Cash em 1956. Mas foi na década seguinte que ele conseguiu de fato dar identidade a sua musica através de suas sofisticadas palavras românticas e conquistou bastante prestigio nos Estados Unidos e Inglaterra .

Mesmo com o sucesso dos Beatles nos anos 60 (eles até excursionaram juntos),  Roy Orbison atingiu a excelente marca de 7 milhões de discos vendidos  com o maior hit de sua carreira  Oh  Pretty Woman  em 1964. The Big O como também Roy era conhecido tinha como marca registrada os seus tradicionais óculos escuros para disfarçar as suas lentes corretivas além de uma grande  versatilidade vocal  em atingir as notas mais altas. Em 1990 essa canção ganhou muita projeção como tema do filme Uma linda mulher.

Roy se deparou com grandes desafios na vida no final dos 60 quando passou por  tragédias pessoais o primeiro golpe foi a morte da esposa ao cair do banco traseiro de sua moto e anos depois dois de seus filhos morreram por conta de um incêndio em sua residência . Distante dos holofotes na década de 70 Roy teve um destaque em 1986 quando uma antiga musica foi incluída na trilha sonoro do filme  Veludo Azul de David Lynch .

Ainda nos anos 80 Roy Orbison participou do projeto Traveling Wilburys ao lado de várias lendas do rock como Bob Dylan e George Harrison . O álbum dessa super banda levou  um Grammy 1989 , mas infelizmente Roy Orbison  não aproveitou muito essa volta ao sucesso e morreu no mesmo ano em decorrência de um ataque cardíaco .

E com a canção  You Got  it do trabalho póstumo Mystery  Girl lançado ainda em 89 que apresentou um Roy Orbison  descontraído e cantando como nunca que o Música é Cultura fica por aqui .

 

 

Confira esta edição

 

entre em contato

musicaecultura@cbncampinas.com.br

produção

Walmir Bortoletto

edição

Paulo Girardi

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Zeca Pagodinho faz show em Campinas; confira

A turnê do cantor Zeca Pagodinho estará em Campinas no dia 27 de junho para a realização de uma única apresentação em comemoração aos 40 anos de carreira.  

O show acontecerá no sábado, a partir das 21h30 no Hotel Royal Palm Hall.

Programa Bosque Interativo retoma atividades em 2024; 1ª edição será neste sábado

O Bosque dos Jequitibás terá a primeira edição do ano do Bosque Interativo neste sábado, das 9h às 16h, na Praça do Chafariz. É uma atividade ambiental que oferece a oportunidade de o público interagir com alguns animais silvestres do parque e conhecer outras curiosidades, como peças taxidermizadas e orientações sobre as espécies que habitam o local.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.