As aulas na rede estadual de São Paulo entram no segundo bimestre nesta segunda-feira, 08, sem previsão de retorno às unidades físicas de ensino. A afirmação é do secretário de educação, Haroldo Rocha, que afirma que a decisão pela volta somente será tomada com a anuência das autoridades de saúde do estado. Deste modo, o estado mudou o planejamento das aulas, que começaram a ser dadas remotamente, através da internet.
Para isso, foi criado um sistema online, que permite o acesso por parte de professores e alunos para o aprendizado on-line. De acordo com o secretário de educação, ainda não é possível falar na volta física das aulas. “Nós seguimos fazendo o planejamento das aulas, mas já adianto que ainda não temos data de retorno definida. Para essa decisão ser tomada, depende da ciência e das autoridades de saúde”, afirma.
O novo sistema on-line de aulas veio para ficar, segundo o secretário Haroldo Rocha. Segundo ele, quando as coisas se normalizarem, o estado adotará um sistema híbrido de ensino, com aulas presenciais e também remotas. “Já adianto que esse sistema remoto veio para ficar. Quando voltarmos às aulas físicas, adotaremos um sistema híbrido de ensino, onde os alunos terão as aulas presenciais e também por sistemas online, aumentando sua possibilidade de aprendizado”, disse. A secretaria de educação informou ainda que a volta às aulas no estado será escalonada, dependendo dos números da pandemia nas regiões do estado de São Paulo.