STF derruba liminar e Jonas terá de demitir 500 comissionados

Prefeito Jonas Donizette participa de evento (Foto: Divulgação/PMC)

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, cassou a liminar que vigorava e obriga o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, a demitir cerca de 500 funcionários comissionados da administração. O desligamento deve ser imediato. O Tribunal de Justiça de São Paulo havia determinado as demissões, mas um recurso no STF permitiu que os assessores continuassem trabalhando. Na ocasião, a decisão da promotora Cristiana Hilal apontava abuso e uso político dos cargos públicos.

Em sua decisão, o ministro Dias Toffoli apontou que a prefeitura de Campinas tem entrado com recurso extraordinário com o objetivo de demorar o cumprimento da decisão judicial.  Segundo ele, a administração municipal não agiu para solucionar os problemas apontados e somente atuou na tentativa de suspender o cumprimento da decisão judicial. Desde que a prefeitura se tornou alvo da justiça por causa do excessivo número de contratação de comissionados, o prefeito Jonas Donizette afirmava que a demissão iria trazer prejuízo à administração. Sobre esta afirmação, o presidente do Supremo afirmou que não haveria eventual dano à ordem pública, uma vez que os comissionados sequer têm a qualificação técnica para o exercício dos cargos para os quais foram nomeados.

Em seu despacho, o ministro afirma que muitos deles seriam funcionários fantasmas. A prefeitura alegou na época da decisão do TJ que não tinha dinheiro para exonerar os servidores, que custariam aos cofres públicos quase R$ 15 milhões. Em nota, a prefeitura de Campinas informou que não foi informada da decisão e que assim que receber a notificação, vai analisar o conteúdo e propor medidas judiciais cabíveis.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Hortolândia inicia obra de nova UBS no Terras de Sta. Maria em dezembro

Indaiatuba inicia mudanças no trânsito na Avenida Fábio Ferraz Bicudo

Piracicaba terá ônibus gratuito para candidatos do Enem nos dias de prova

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.