60% da mortes por covid-19 foram no SUS

A CBN Campinas fez um levantamento do perfil das mortes registradas em Campinas entre 28 de março, a primeira ocorrência registrada, e 30 de maio, quando a prefeitura anunciou mais quatro óbitos. Nesse período, 73 pessoas morreram vítimas de covid-19.

Os dados apontam que no mês de março foram contabilizadas cinco ocorrências, sendo quatro em hospitais privados. Em abril, com o aumento de casos, e de mortes, a situação já se inverteu. Ao todo foram 17 mortes, sendo dez na rede pública, o equivalente a 59%, e sete na particular (41%).

A disparada no número de mortes por covid-19 ocorreu em maio e, com elas, o aumento de óbitos em hospitais da rede pública. Até a data do levantamento, 51 pessoas faleceram. Desse total, 65%, o equivalente a 33 óbitos, ocorreram no SUS (Sistema Único de Saúde). Outros 16 foram na rede particular e duas mortes foram registradas nas casas dos infectados pela doença. 

Quando abrangemos os meses de março, abril e maio, as mortes nos hospitais públicos de Campinas caem para 59% contra 38% na rede particular. Ainda falando do perfil das mortes, 51% foram mulheres e 49% homens. Duas pessoas que morreram, das 73, não tinham nenhuma doença pré-existente, o equivalente a 3% dos óbitos.

Com relação à faixa etária das mortes, 83% foram na faixa acima dos 60 anos. Desse total, 38% foram acima dos 80 anos, 26% de 70 a 79 anos e 19% dos 60 ao 69 anos de idade. Por outro lado, Campinas não registrou nenhuma morte na faixa do zero aos 20 anos.

Nesta segunda-feira, de acordo com dados divulgados pela prefeitura de Campinas, a taxa de ocupação geral de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) no SUS Municipal era de 89% e da rede privada, 75%. No caso específico de leitos covid-19, a ocupação sobe para 92% na rede pública municipal, a do SUS estadual, de 85% e a rede particular com 76% de leitos de UTI ocupados.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Três mil passageiros pulam catracas do BRT todos os dias em Campinas

Combate ao excesso de velocidade vai pautar ações da Semana de Trânsito na região

Caminhão carregado com madeira quebra e trava acesso à Monsenhor João Batista Martins Ladeira

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.