Ouça ao vivo

Três cidades da RMC não flexibilizam reabertura

Apenas três cidades da Região Metropolitana de Campinas não iniciam a reabertura parcial  do comércio nesta segunda-feira. Campinas, Cosmópolis e Artur Nogueira. Em Cosmópolis, haverá uma reunião nesta segunda-feira para definir uma data para a reabertura e em Arthur Nogueira nada muda até o dia 15 de Junho. Em Hortolândia, a Prefeitura vai permitir a reabertura de corretoras de imóveis, escritórios e concessionárias de veículos, com  de funcionamento das 10h às 14h. Shopping Centers poderão atender presencialmente por 4h consecutivas no período entre 10h às 20h e templos religiosos podem realizar celebrações com duração máxima de 1h.

De a cordo com a administração municipal, a cidade conseguiu atingir a taxa de ocupação dos leitos de UTI e o ritmo de crescimento do contágio dentro dos critérios estabelecidos para a fase 2 do “Plano São Paulo” do governo estadual. Se Hortolândia votar à primeira fase, a suspensão total das atividades comerciais volta a ocorrer. Por isso, a prefeitura solicita que a população continue a colaborar,  mantendo o isolamento social.

Campinas foi classificada pelo Governo do Estado na fase 2 de flexibilização da quarentena, que permite a reabertura do Comércio, com restrições, mas o Prefeito, Jonas Donizette, adiou em uma semana a retomada, alegando aumento da demanda regional por atendimento médico na cidade. Em Indaiatuba, os horários de funcionamento serão das 14h às 20h para shoppings centers e das 9h às 18h para demais estabelecimentos, com  horário reservado, das 9h às 10h, para atendimento preferencial ao grupo de risco.  A cidade vai requerer cadastro de autorização dos estabelecimentos que vão abir na página da Prefeitura de Indaiatuba na internet,  com declaração  de ciência das normas e assumindo a responsabilidade de cumprimento.

No caso de Jaguariúna, será permitido o retorno com 20% de capacidade, mas com ampliação em duas horas no horário de funcionamento. O decreto estadual estabelece 4 horas, mas a prefeitura da cidade vai permitir 6 horas de funcionamento por dia. Em Engenheiro Coelho, Monte Mor, Itatiba, Holambra, Pedreira, Santa Bárbara d’Oeste, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos, Vinhedo, Morungaba, Nova Odessa e Americana o comércio poderá reabrir com restrição de 4 horas de funcionamento e com 20% da capacidade.

Os serviços considerados não essenciais, como bares, academias e salões de beleza não tem permissão de abrir. E os restaurantes poderão funcionar apenas no sistema delivery e drive thru.  Já, em Paulínia, a Prefeitura flexibilizou o funcionamento de alguns serviços, como,  por exemplo, escritórios de contabilidade, advocacia e administração. No Paulínia Shopping e no Comércio varejista como um todo, serviços não essenciais, como loja de roupas, calçados e perfumarias ainda não estão permitidos.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.