Ouça ao vivo

Viracopos prevê retomada gradual de voos

Foto: Valéria Hein

A expectativa, no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, é de retomada gradual de alguns voos nos próximos meses por parte das companhias aéreas. Por isso, ampliou e atualizou as medidas de combate ao contágio do coronavírus. A tendência de recuperação no setor de aviação deverá ser gradual e lenta, após uma queda brusca registrada a partir de março por causa da pandemia.

A queda no número de voos de passageiros, entre pousos e decolagens foi, em média,  de 330 por dia, antes da pandemia, para 34 em março e 56 em abril. No mês de maio, houve um pequeno crescimento para 72 pousos e decolagens por dia e em junho houve nova elevação por parte das companhias aéreas, chegando a 84 pousos e decolagens por dia, em média. A previsão para julho é de que o movimento diário chegue a 130 pousos e decolagens. Por isso, haverá um reforço na higienização, nos avisos sonoros, sinalização de distanciamento e desinfecção constante, entre outras medidas que já estão sendo adotadas nos últimos meses.

São 32 medidas que elevam o grau de segurança do aeroporto. O protocolo contempla clientes e funcionários, além de ampliar as orientações e informações para toda comunidade aeroportuária. Foram instalados, por exemplo, pelo menos 130 suportes de álcool em gel nos terminais, estacionamentos e áreas administrativas e as sinalizações nos saguões e na praça de alimentação foram remodeladas.

Também foi implementada a higienização e desinfecção constante (a cada quatro horas) de locais estratégicos  do aeroporto, como escadas rolantes, cadeiras, elevadores, balcões, mesas, corrimãos, carrinhos de bagagem e demais aéreas de contato e nos assentos foram adicionados espaçamentos para garantir o distanciamento entre um e outro.

A concessionária que administradora o Terminal também faz um apelo  aos passageiros, solicitando a utilização de  equipamentos de proteção e o distanciamento, observando as sinalizações e indicações instaladas nos terminais de passageiros e de cargas. Outra recomendação é para que os passageiros evitem levar familiares e amigos até o terminal, restringindo assim as possibilidades de contaminação e de transmissão do vírus. Desde o início de março, o aeroporto instituiu um Comitê de Gestão para as questões relacionadas à covid 19. Viracopos também integra um Grupo de Trabalho coordenado pelo Ministério da Infraestrutura e pela ANAC.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.