Ouça ao vivo

Acic teme aumento de falências devido à pandemia

Foto: Valéria Hein

De acordo com os dados da Associação Comercial e Industrial de Campinas, a Acic, 1.486 empresas encerraram as atividades no período de janeiro a junho deste ano na cidade. Na Região Metropolitana, o número chegou a 3.741. Os dados foram baseados nas informações prestadas pela Junta Comercial do Estado de São Paulo, a Jucesp.

De acordo com a entidade, com o comércio fechado devido à classificação da cidade na “fase vermelha” do plano estadual de flexibilização da economia, a tendência é do número de falências aumentar ainda mais. Segundo a presidente da Acic, Adriana Flosi, uma das maiores dificuldades dos empresários está em honrar a folha de pagamento.

Ela lembra que o rebaixamento da fase laranja para a fase vermelha complicou ainda mais a situação e os empresários não estão tendo mais de onde tirar recursos. Diante do fato, a entidade está incentivando o empresariado a buscar alternativas. A venda on-line é uma delas.

De acordo com Flosi, para ajudar os empresários, a entidade tem promovido cursos de capacitação por meio de eventos virtuais e discutindo ações de segurança a saúde. A entidade, segundo ela, solicitou à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo o avanço da cidade no plano estadual.

Apesar da expectativa otimista, a presidente da Acic explicou que nenhuma resposta foi dada pelo Governo do Estado. Seguindo o que estabelece o plano estadual, o município só pode avançar 14 dias após o decreto se os números da pandemia diminuírem. Para que isso aconteça, ela faz uma apelo à população para que esteja atenta e faça a sua parte Para ela, é necessária a colaboração de todos.

Apesar disso, diz não notar um engajamento unânime. Na periferia da cidade, as medidas não estão sendo cumpridas e, na área central, é notória a atuação de ambulantes e de pessoas que saem de casa para passear. Diante da pandemia do novo coronavírus, a recomendação das autoridades em saúde é sair de casa somente quando for necessário.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.