Baixa pressão liga ciclone bomba a microexplosão

Foto: Leandro Las Casas
Foto: Leandro Las Casas

O ciclone bomba que matou ao menos 10 pessoas na região sul do país se forma com baixa pressão atmosférica, a exemplo da microexplosão que atingiu Campinas em junho de 2016. Mas os dois fenômenos possuem várias diferenças.

A explicação é da meteorologista e diretora do Cepagri da Unicamp, Ana Ávila. Ela detalha que a ocorrência registrada em vários estados é mais ampla e duradoura, enquanto a tempestade de quatro anos atrás foi localizada e rápida.

“O ciclone bomba tem uma área extensa. Ele atingiu Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e o sul de São Paulo. Se você pegar um mapa e olhar onde ocorreu em Campinas, a microexplosão representa um pontinho”, argumenta Ávila.

Na comparação, a professora ainda menciona que a microexplosão só pode ser prevista cerca de 30 minutos antes e dura alguns minutos, enquanto o ciclone bomba pode ter a formação identificada horas antes e acontece por um dia.

Ambos, porém, precisam de sistemas intensos de baixa pressão atmosférica para acontecer, o que resulta em uma mudança de tempo brusca, com ventos fortes até acima dos 100 km/h, muita chuva e potencial de destruição no solo.

“O que liga um fenômeno ao outro é a necessidade de um sistema intenso de baixa pressão atmosférica. É uma variação rápida, embora em escalas muito diferentes, que gera esse poder destruidor nessa intensidade”, define ela.

O registro em junho é uma semelhança que chama a atenção, mas envolve explicações diferentes. Enquanto em Campinas o período em 2016 foi menos seco que o esperado, no sul, formações de chuva são comuns nesta época do ano.

Além das mortes e dos estragos em várias cidades, o ciclone bomba deve gerar reflexos e causar até neve na região sul e geada no sudeste. A previsão para o Estado de São Paulo é de temperaturas abaixo dos 10ºC nos próximos dias.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Av. Francisco de Paula Souza será interditada para obras da Sanasa neste domingo (3)

Carro bate em ônibus ao passar sinal vermelho no Centro de Campinas

Falsos entregadores rendem família e roubam R$ 72 mil em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.