Ouça ao vivo

Baixa pressão liga ciclone bomba a microexplosão

Foto: Leandro Las Casas
Foto: Leandro Las Casas

O ciclone bomba que matou ao menos 10 pessoas na região sul do país se forma com baixa pressão atmosférica, a exemplo da microexplosão que atingiu Campinas em junho de 2016. Mas os dois fenômenos possuem várias diferenças.

A explicação é da meteorologista e diretora do Cepagri da Unicamp, Ana Ávila. Ela detalha que a ocorrência registrada em vários estados é mais ampla e duradoura, enquanto a tempestade de quatro anos atrás foi localizada e rápida.

“O ciclone bomba tem uma área extensa. Ele atingiu Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e o sul de São Paulo. Se você pegar um mapa e olhar onde ocorreu em Campinas, a microexplosão representa um pontinho”, argumenta Ávila.

Na comparação, a professora ainda menciona que a microexplosão só pode ser prevista cerca de 30 minutos antes e dura alguns minutos, enquanto o ciclone bomba pode ter a formação identificada horas antes e acontece por um dia.

Ambos, porém, precisam de sistemas intensos de baixa pressão atmosférica para acontecer, o que resulta em uma mudança de tempo brusca, com ventos fortes até acima dos 100 km/h, muita chuva e potencial de destruição no solo.

“O que liga um fenômeno ao outro é a necessidade de um sistema intenso de baixa pressão atmosférica. É uma variação rápida, embora em escalas muito diferentes, que gera esse poder destruidor nessa intensidade”, define ela.

O registro em junho é uma semelhança que chama a atenção, mas envolve explicações diferentes. Enquanto em Campinas o período em 2016 foi menos seco que o esperado, no sul, formações de chuva são comuns nesta época do ano.

Além das mortes e dos estragos em várias cidades, o ciclone bomba deve gerar reflexos e causar até neve na região sul e geada no sudeste. A previsão para o Estado de São Paulo é de temperaturas abaixo dos 10ºC nos próximos dias.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.