Ouça ao vivo

Campinas é a 15ª cidade do país em mortes por covid-19

Um levantamento feito pela CBN Campinas com base nos dados de secretarias estaduais de Saúde e da Fundação Seade aponta que Campinas está entre as 20 cidades do Brasil com mais casos e mortes pela covid-19.

Os números consolidados de quinta, dia 23 de julho, atestam que o município é o 19º no país em confirmações da doença, com 14.542, e o 15º em óbitos, com 603 até a data. Em ambos os casos, Campinas é superada apenas por 12 capitais de Estado. 

Na contagem específica de contaminações, a cidade está atrás de 18 capitais. O levantamento de mortes aponta a cidade com número menor que Guarulhos, na Grande São Paulo, e Jaboatão dos Guararapes (PE), além das 12 capitais.

No ranking estadual, Campinas é a segunda cidade com mais casos, somando 14.542 até a última quinta. Apenas a capital paulista tem mais contaminações. Já em número de óbitos, Campinas é superada por Guarulhos. Curiosamente, a cidade da região metropolitana de São Paulo tem 3.814 casos a menos e 399 mortes a mais.

Piracicaba fica na 13ª posição no comparativo de casos de coronavírus no Estado. Sumaré e Paulínia estão entre os 30, Limeira e Hortolândia entre os primeiros 40. Santa Bárbara D’Oeste e Americana aparecem em 41º e 42º lugares, respectivamente.

Na classificação por mortes, Piracicaba era a única cidade da região, além de Campinas, a atingir mais de 100 óbitos, somando 167, 22º maior índice do Estado. Limeira, Indaiatuba e Sumaré estão entre as 40. Americana, Hortolândia e Santa Bárbara D’Oeste já registraram mais de 50 vítimas fatais da doença e estão entre as primeiras 50 cidades paulistas na estatística.

A taxa de letalidade, de acordo com dados atualizados pela Seade na última quarta, dia 22, é bem mais baixa em Campinas na comparação com outros municípios. A cidade tem uma média de 4,1% de todos os casos confirmados. 

Na comparação entre as 10 cidades com mais óbitos, Campinas fica em sexto lugar. Guarulhos é a com maior mortalidade, 9,3%, seguida de Barueri, com 9,2%.

O Departamento Regional de Saúde 7, que abrange as regiões de Campinas, Jundiaí, Bragança Paulista e Circuito das Águas, registrou até a última quarta, segundo a Fundação Seade, 41.260 casos de covid-19, com variação semanal positiva de 3,4%. As mortes subiram mais, 8,8%, com 1.576 óbitos.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.