Campinas reabre comércio na segunda

Foto: Marco Guarizzo

A região de Campinas saiu da fase vermelha do Plano SP e vai reabrir lojas de rua e shoppings com restrições a partir desta segunda. Os estabelecimentos da cidade vão voltar a funcionar com 20% da capacidade e limite de quatro horas diárias depois de 32 dias.

A decisão do Governo do Estado foi anunciada pelo prefeito Jonas Donizette e comemorada pelo secretário de Saúde, Carmino de Souza. Para ele, o contexto desta vez é melhor, já que em junho o município teve que restringir as atividades mesmo com a classificação laranja.

Ele baseia a opinião na queda na ocupação de leitos de UTI, atualmente em 84,3%, o que demonstra que a situação está melhor. “São situações diferentes. Quando estávamos anteriormente na fase laranja, foi necessária restrição. Agora estamos evoluindo”, afirma.

O comércio de rua reabre do meio-dia às 16h de segunda a sexta e das 9h às 13h aos fins de semana. Já os shoppings funcionam das 16h às 20h. As definições, segundo Jonas, são frutos do diálogo com o setor e foram feitas para evitar aglomerações no transporte público coletivo.

No entendimento do Executivo, igrejas e locais religiosos também poderão funcionar. A medida atualmente está barrada na Justiça. Com isso, um recurso foi protocolado para derrubar a liminar que impede o funcionamento desses espaços e estabelecimentos.

Mas, se o veto for revertido, a presença de maiores de 60 anos será proibida e a recomendação será para que cultos sejam feitos via internet. “Para nós, é atividade essencial. Aquela liminar interpreta que só pode reabrir na fase amarela, mas isso não está no Plano SP”, defende.

O prefeito também anunciou que não vai aplicar multa financeira às pessoas que se recusam a usar a máscara. Na visão dele, a medida não é justa durante a crise. No lugar da sanção, ordenou a apresentação de vídeos nas abordagens educativas. “Não me sinto confortável de mexer no bolso das pessoas neste momento. Vou persistir, mesmo criticado, na multa moral”, definiu.

Outra novidade é a permissão de eventos com participantes dentro de veículos, ou drive-in. Para isso, é necessário um pedido de alvará. Academias, salões de beleza, bares e restaurantes seguem fechados e só poderão reabrir se a região de Campinas alcançar a fase amarela.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Hortolândia inicia obra de nova UBS no Terras de Sta. Maria em dezembro

Indaiatuba inicia mudanças no trânsito na Avenida Fábio Ferraz Bicudo

Piracicaba terá ônibus gratuito para candidatos do Enem nos dias de prova

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.