Ouça ao vivo

Campinas tem 3,6 mil infectados por dengue

mosquito da dengue/arquivo

Campinas já tem ao menos 3.671 casos confirmados de dengue este ano. Segundo a Secretaria de Saúde, o número é referente ao período entre 1º de janeiro e 1º de julho.  Uma pessoa morreu pela doença na cidade em 2020, e o óbito ocorreu em abril.

De acordo com a pasta, a região com maior concentração de casos é a Noroeste, com 1.021 confirmações. Em segundo lugar está a região Sudoeste, com 985 infectados. Na região Norte são 896 pacientes com dengue. Na região Leste são 462 casos, e na Sul, 307. 

O combate à dengue depende também da colaboração da sociedade. A Prefeitura mantém um programa de controle e prevenção da doença através do Comitê de Prevenção e Controle das Arboviroses, mas a população também precisa colaborar, destinando corretamente os resíduos e evitando criadouros. O Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) afirma que 80% dos criadouros estão dentro de casa. 

Entre 1º de janeiro e 22 de junho deste ano, equipes de saúde visitaram 297.627 imóveis da cidade para controle dos criadouros. As áreas de transmissão também foram nebulizadas durante o período. 

Desde o início do ano até o dia 2 de maio, foram coletadas mais de 10 mil toneladas de resíduos despejados irregularmente em Campinas, mais de mil toneladas de resíduos foram recolhidas na Operação Cata Treco e outras mais de 10 mil toneladas foram recebidas nos ecopontos. 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.