Ouça ao vivo

Com mil testes diários, Unicamp ajuda outros hospitais

Foto: Arquivo/CBN Campinas

A Unicamp pode agora começar a ajudar os hospitais públicos de Campinas e região na realização de testes para detectar o coronavírus. Esse aumento na capacidade é resultado de uma parceria com a Rede Paulista de Testagem, do Instituto Butantan, e do trabalho da frente de diagnósticos da força-tarefa da covid-19.

A previsão, de acordo com Alessandro Farias, coordenador da Frente de Diagnóstico da força-tarefa covid 19, é de que nas próximas semanas a capacidade de realização de testes na Unicamp ultrapasse os 1.500 por dia. Os exames são da modalidade PCR, considerado o mais eficaz.

Testes rápidos de covid-19, por exemplo, demonstraram ter menos eficácia por já terem identificado como saudáveis pessoas infectadas pelo coronavírus. Pelo menos é o que indicou um estudo de revisão, que avaliou dados de outros 40 estudos de diversos países.

Os pesquisadores concluíram que 34% dos testes rápidos deram resultados considerados falso negativos, como explica, Alessandro. A pesquisa indica que os estudos mais confiáveis são aqueles feitos com amostras de sangue, e não apenas com uma ou duas gotinhas analisadas em tempo real.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.