Ouça ao vivo

Comércio aprova primeiros dias de reabertura

Foto: Leandro Las Casas

Os comerciantes do calçadão da Rua 13 de Maio, no centro de Campinas, avaliaram positivamente os primeiros dias úteis de liberação. E a expectativa agora é para um incremento maior nas vendas do Dia dos Pais.

Entre as lojas de calçados e roupas, a impressão é que o movimento foi levemente inferior ao da reabertura anterior, em junho. Ainda assim, o momento atual é aprovado por permitir que o faturamento seja retomado.

O gerente de um estabelecimento do segmento, que não quis gravar entrevista, relatou que a próxima semana será primordial. E a opinião dele é reforçada pelo permissionário de uma banca de salgados e lanches, Esley Vinagre.

Para o trabalhador, o fluxo dos últimos quatro dias foi muito parecido com o do afrouxamento anterior. A diferença agora é que o Dia dos Pais costuma ser melhor que o do Dia dos Namorados. Por esse motivo, espera vender mais.

“Em comparação com o mês de junho, estão iguais as movimentações de pessoas e de vendas de produtos. A expectativa agora é de melhora por conta do Dia dos Pais, que tem importância maior que o Dia dos Namorados”, diz.

A reportagem confirmou que o número de pessoas era grande. Cerca de uma hora antes das lojas abrirem as portas, a via estava cheia, mas deveria encher ainda mais perto do meio-dia. O uso de máscaras era geral entre os pedestres.

Um deles era Celso Ferreira, que aguardava o conserto dos óculos em frente a uma ótica. Ele conta que esta foi a primeira vez que foi ao local durante a pandemia, teme o risco de contágio e defende a ida só por necessidade.

“Eu estou esperando ficar pronto e vim pela necessidade mesmo. Eu estava ali observando e notei que tem bastante gente. Quando reabre assim, a tendência é piorar, mas esperamos que não, porque o comércio precisa reabrir”, afirma.

Na comparação com o primeiro dia de liberação, o movimento na 13 de Maio parecia maior. Além da abertura de 12h às 16h de segunda a sexta, o comércio também tem permissão para abrir das 9h às 13h aos sábados e domingos.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.