Observatório da PUC diz que pandemia segue crescendo

A Semana Epidemiológica do Observatório PUC-Campinas, com base em dados da Fundação Seade, mostra que a curva da covid-19 na Região Metropolitana de Campinas continua crescendo.

Mesmo com o Departamento Regional de Saúde 7, que abrange a RMC e as regiões de Jundiaí, Bragança Paulista e Circuito das Águas, progredindo para a fase laranja do Plano São Paulo do Governo do Estado, os números até sábado, 25 de julho, registram 68% a mais de casos, passando de 6,6 mil e 20% mais mortes pela doença, com 197 no período analisado.

O infectologista André Giglio Bueno, médico e professor da PUC-Campinas, explica que houve uma concentração de confirmações, que fez os índices saltarem também com casos mais antigos.

A aplicação de testes de covid-19 foi amplificada no Estado de São Paulo e na RMC. Mesmo assim, o infectologista acredita que os casos podem continuar subindo, mas existe estabilidade baseada na ocupação de leitos de UTI.

Na fase laranja, o comércio volta a funcionar com restrições. Para André Giglio Bueno, caso os protocolos de segurança não sejam cumpridos, os casos da doença devem aumentar mais uma vez em Campinas e nas cidades vizinhas.

Até 25 de julho, as 20 cidades da RMC somadas registraram mais de 33,5 mil casos confirmados e 1.142 mortes, com taxa de letalidade de 3,41% e 36 óbitos por 100 mil habitantes. A média da última Semana Epidemiológica apontou uma média de 900 confirmações por dia na região.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Por orientação de advogado, Zé Carlos não comparece à sessão da Câmara

No dia em que foi deflagrada a Operação Lambuja, com mandados de busca e apreensão na Câmara e endereços ligados ao vereador Zé Carlos (PSB), o presidente do Legislativo foi orientado pelo advogado dele, Ralph Tórtima Stettinger Filho, a não comparecer à Sessão Ordinária desta quarta-feira.

A sessão desta quarta, no Teatro Bento Quirino, é presidida pela vice-presidente da Casa, Débora Palermo (PSC).

Vereadores de oposição apresentam pedido de investigação contra Zé Carlos

Os vereadores Nelson Hossri (PSD) e Marcelo Silva (PSD) apresentaram nesta quarta-feira um pedido de Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar os fatos envolvendo a suposta cobrança de vantagens indevidas para manutenção ou prorrogação de contratos de empresas terceirizada pelo Legislativo por parte do Presidente da Câmara, o vereador Zé Carlos (PSB).

A defesa de Zé Carlos alega inocência do vereador.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.