CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Saúde vê pandemia em Campinas no platô

Campinas entrou na fase de estabilidade da covid-19, com leve tendencia de queda, mas a situação ainda é preocupante. A afirmação é da diretora do Devisa, o Departamento de Vigilância

Saúde vê pandemia em Campinas no platô
Foto: Arquivo CBN

Campinas entrou na fase de estabilidade da covid-19, com leve tendencia de queda, mas a situação ainda é preocupante. A afirmação é da diretora do Devisa, o Departamento de Vigilância em Saúde, Andréa Von Zuben.

De acordo com ela, a leve tendência de queda vem sendo registrada no número de casos e de internações, tanto em enfermaria quanto nos leitos de UTI.  Infelizmente, no caso dos óbitos, os números ainda continuam elevados. A explicação é a própria historia natural da covid-19 entre os pacientes no estágio mais grave da doença.

De acordo com Andréa Von Zuben, desde o início da pandemia, o Devisa vem trabalhando com a equipe Observatório Covid, formada por representantes de diversas instituições, como USP e Unicamp.  A equipe é responsável por calcular a taxa de reprodução do vírus e as últimas análises comprovam a estabilidade em Campinas.

Apesar da estabilidade, a diretora do Devisa faz questão de frisar que a pandemia continua e não é hora da população acreditar em uma normalidade, pois a situação ainda é grave. A recomendação para a cidade não retroceder e sim avançar no Plano São Paulo é manter o uso de máscara, higienização das mãos e o distanciamento físico.

O Plano São Paulo para a retomada gradual das atividades econômicas dá autonomia para que os prefeitos diminuam ou aumentem as restrições de acordo com os limites estabelecidos pelo estado, desde que apresentem os pré-requisitos embasados em definições técnicas e científicas. Dentro das medidas estabelecidas, Campinas já retrocedeu, depois avançou e atualmente se mantém na fase laranja do plano estadual, que permite a abertura com restrições das atividades não essenciais.

Conteúdos