Empresas devem adaptar horário e espaço na volta

Foto: Valéria Hein

A retomada das atividades nas empresas acontece ainda durante a pandemia da covid-19. Na região de Campinas, por exemplo, muitas permanecem fechadas por causa da fase vermelha do Plano São Paulo, no qual o Governo do Estado permite apenas o funcionamento de serviços essenciais. 

Mesmo as companhias que podem atuar são responsáveis por oferecerem segurança aos funcionários. Os protocolos de saúde devem ser seguidos à risca para evitar contaminação. O especialista em Segurança e Gestão Empresarial, Alexandre Perro, explica que a obrigação de fiscalizar as condições de trabalho é do próprio empregador.

Para a volta dos trabalhos, nem todos os funcionários precisam estar presencialmente na empresa. O especialista chama a atenção para a continuação do home office em casos nos quais são possíveis e o distanciamento social que deve ser observado.

Outra preocupação é com o acesso dos funcionários. Alexandre Perro diz que a empresa deve evitar aglomerações no transporte coletivo e precisa adaptar a jornada de trabalho, diminuindo o risco de contágio pelo coronavírus.

Uma decisão do Supremo Tribunal Federal enquadra a covid-19 como uma doença ocupacional e as empresas que não cumprirem os protocolos de segurança podem passar por auditoria. As regras seguem o padrão internacional da ISO 45001, que é uma diretriz de saúde ocupacional, e da ISO 56002, criada para inovação tecnológica no trabalho, além das recomendações das autoridades de saúde do Brasil.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Emdec faz operação de trânsito para jogo entre São Paulo e Palmeiras em Campinas

Hospital Municipal de Jaguariúna passa a aplicar soro antiescorpiônico

Temporal com granizo causa estragos em Sumaré

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.