Ouça ao vivo

Empresas devem adaptar horário e espaço na volta

Foto: Valéria Hein

A retomada das atividades nas empresas acontece ainda durante a pandemia da covid-19. Na região de Campinas, por exemplo, muitas permanecem fechadas por causa da fase vermelha do Plano São Paulo, no qual o Governo do Estado permite apenas o funcionamento de serviços essenciais. 

Mesmo as companhias que podem atuar são responsáveis por oferecerem segurança aos funcionários. Os protocolos de saúde devem ser seguidos à risca para evitar contaminação. O especialista em Segurança e Gestão Empresarial, Alexandre Perro, explica que a obrigação de fiscalizar as condições de trabalho é do próprio empregador.

Para a volta dos trabalhos, nem todos os funcionários precisam estar presencialmente na empresa. O especialista chama a atenção para a continuação do home office em casos nos quais são possíveis e o distanciamento social que deve ser observado.

Outra preocupação é com o acesso dos funcionários. Alexandre Perro diz que a empresa deve evitar aglomerações no transporte coletivo e precisa adaptar a jornada de trabalho, diminuindo o risco de contágio pelo coronavírus.

Uma decisão do Supremo Tribunal Federal enquadra a covid-19 como uma doença ocupacional e as empresas que não cumprirem os protocolos de segurança podem passar por auditoria. As regras seguem o padrão internacional da ISO 45001, que é uma diretriz de saúde ocupacional, e da ISO 56002, criada para inovação tecnológica no trabalho, além das recomendações das autoridades de saúde do Brasil.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.