Ouça ao vivo

Fiscalização autua sete postos em Americana

Foto: Valéria Hein

Sete postos de combustíveis de Americana foram autuados por fiscais do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo, o Ipem-SP. A Operação Olhos de Lince aconteceu em duas etapas, entre os dias 1 e 16 de junho e de 18 a 25 de junho, na capital e em várias cidades do interior. Foram verificadas 592 bombas e encontrados erros em 136. Ou seja, 23% do total.

A maior aferição foi a falta de 2500 ml a cada 20 litros abastecidos. Ao todo, 133 autos de infração foram emitidos por problemas como esse, mas outras irregularidades foram flagradas nos estabelecimentos visitados. Entre elas, foram encontrados dispenser com falhas acima do admitido, plano de selagem violado, falta de ordem de serviço e ainda mangueiras danificadas.

Foram alvos em Americana postos nas avenidas da Saudade, Campos Salles, Carmine Feola, Abdo Najar, Brasil e Bandeirantes e ainda na Rua Igaratá. Nos locais, foram identificados violações de lacres e danos em mangueiras. Em Paulínia, dois locais visitados pelo instituto não apresentaram problemas.

O objetivo das fiscalizações do Ipem-SP é identificar fraudes em bombas de combustíveis e alterações feitas para aumentar o valor pago pelo consumidor. Quando são identificados indícios de fraude, após a interdição, os fiscais identificam qual é a permissionária que presta serviço ao estabelecimento. Se o Regulamento Técnico Metrológico não for respeitado em outros locais, um processo administrativo é aberto. Detectada a fraude, a autorização é revogada.

O posto com irregularidade terá dez dias para enviar defesa ao instituto. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão. De janeiro a maio de 2020, o Ipem-SP fiscalizou 1.953 postos no Estado. Foram verificadas 29.127 bombas com 1.707 reprovações e 868 autos de infração.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.