EMS é obrigada a pagar plano para familiares

A indústria farmacêutica EMS foi obrigada, por meio de liminar concedida ao Ministério Público do Trabalho, a estender o plano de saúde a cônjuges e companheiros de todas as trabalhadoras mulheres da empresa, independentemente do gênero. Em 15 dias, o laboratório deve garantir a extensão do plano de assistência médica.

Caso não seja cumprida, a empresa terá que pagar uma multa mensal de R$ 50.000,00 por trabalhadora envolvida. A decisão foi proferida pela juíza da Vara do Trabalho de Hortolândia, Luciane Cristina Muraro de Freitas, após ação civil pública movida pela procuradora Carolina Marzola Hirata.

Segundo o MPT, existe uma divergência de benefícios entre mulheres e homens, que tinham direito a estender o plano de saúde a cônjuges e companheiros. As funcionárias somente podiam incluir dependentes em caso de uniões homoafetivas.

Em audiência com o MPT, a empresa alegou que não é obrigada por norma coletiva a conceder plano de saúde, mas o faz de modo para proporcionar aos empregados um benefício. A distinção entre homens e mulheres foi justificada por adequação de orçamento, sem discriminação.

Mas o órgão entendeu que é necessário adequar o benefício, visando a igualdade de direitos entre homens e mulheres.

Após prazo de 60 dias a empresa pediu prorrogação da adqueção.O MPT ingressou a ação justificando a necessidade de assistência médica na pandemia do novo coronavírus.

A EMS informou que ainda não teve acesso à decisão judicial, mas que durante o trâmite do inquérito civil, sempre propôs alternativas de composição do benefício junto ao MPT, buscando garantir aos colaboradores a cobertura de assistência médica já existente.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Mogi Mirim confirma 1ª morte por febre maculosa desde 2023

Blitz educativa em Campinas foca motociclistas, que representam quase metade das mortes no trânsito

Rios que abastecem Piracicaba seguem com nível e vazão abaixo da média em outubro 

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.