Indústrias da RMC sofrem com queda na demanda

Os dados colhidos pelo Ciesp Campinas comprovam que a pandemia continua afetando as indústrias da região metropolitana. Ligado diretamente ao comércio, que está em baixa por conta da situação sanitária, o setor aguarda.

Entre os associados, 77,42% sentiram queda na demanda, 64% registraram atraso para receber dos clientes e 61% tiveram que cancelar vendas, o que comprova que a recuperação é esperada somente após a volta das atividades.

Com isso, 32,26% tiveram que demitir nos meses de restrições por conta do coronavírus. O percentual, segundo o diretor regional da entidade, José Nunes Filho, cresceu em junho. Antes, em maio, a parcela girava em torno de 20%.

“Embora a indústria seja autorizada a operar, não tem clientes comprando e há atraso de pagamentos. Com isso, a própria indústria está com dificuldades de honrar os próprios pagamentos, porque já são 150 dias de paralisação”, diz.

A sondagem mostra que 41,94% das indústrias estão com dificuldade em honrar pagamentos. Por isso 74% adotaram medidas de contenção de gastos. Entre elas, o trabalho domiciliar foi adotado por 80,65% dos 494 entrevistados.

Com as dificuldades, 67,47% buscaram linhas de financiamento para capital de giro, 41,97% para arcar com as folhas de pagamento, 29% para conseguir renegociar dívidas e 19,35% recorreram ao crédito para fazer investimentos.

A situação gerou alguns pedidos em comum. Entre eles, segundo Nunes, dois que são voltados principalmente aos governos federal e estadual: a prorrogação e o parcelamento de impostos e créditos a juros baixos e prazos mais longos.

“Todos pedindo que o Governo do Estado também colabore através do ICMS, porque São Paulo não cedeu sobre prorrogação ou parcelamento. E todos esperam que haja Refis para que pagamentos sejam renegociados”, afirma.

Para 45% dos industriais a retomada da produção acontece este ano. Após o retorno, em 2020 ou não, 42% estimam de quatro a seis meses para o retorno ao faturamento anterior, 38% falam em um ano ou mais e 20% em até três meses.

Preocupada com a crise na Região Metropolitana de Campinas, a regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo quer levar demandas e  reivindicações do setor aos candidatos a prefeito das próximas eleições.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Ônibus invade loja após motorista passar mal em Campinas

Toyota anuncia retomada gradual da produção em Indaiatuba após incêndio em fábrica de motores

Operação flagra esquema de falsificação de cerveja em condições insalubres em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.