Jonas é condenado por propaganda antecipada

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, do PSB, foi condenado e terá que pagar R$ 25 mil de multa por propaganda antecipada. A sentença do juiz Herivelto Araújo Godoy considerou que o chefe do Executivo pediu votos durante uma fala feita em 17 de fevereiro. No dia da inauguração de uma estação do sistema BRT, o prefeito fez elogios ao vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira.

Na ocasião, disse “é um nome que Campinas deve olhar com muito carinho, ele se encaixa naquele perfil que venho falando”. E completou com a frase “quem gosta de mim, vai votar nele, e quem não gosta vai falar ‘o Henrique é gente boa'”. O trecho foi publicado pela imprensa e foi justificado pelo prefeito na época como um conteúdo tirado de contexto.

O magistrado, porém, entendeu a afirmação como um pedido explícito de votos a pretexto de apresentar o vice-prefeito. Para Godoy, Jonas o apontou como aquele que teria capacidade de ser o sucessor e futuro prefeito do município de Campinas. Por fim, define que a atitude configura uma “dissimulada propaganda eleitoral” e por isso definiu multa de R$ 25 mil.

Na sentença, o juiz lembra que o Tribunal Superior Eleitoral, o TSE, só permite a propaganda eleitoral após o dia 15 de agosto.  Elogiado por Jonas, Magalhães Teixeira, então pré-candidato à Prefeitura no PSB, deixou a legenda e agora integra o PV. A Administração alegou que “o prefeito não foi notificado” e que, quando isso acontecer, “vai analisar e tomar as medidas cabíveis”.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Hortolândia inicia obra de nova UBS no Terras de Sta. Maria em dezembro

Indaiatuba inicia mudanças no trânsito na Avenida Fábio Ferraz Bicudo

Piracicaba terá ônibus gratuito para candidatos do Enem nos dias de prova

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.