Ouça ao vivo

Jonas é condenado por propaganda antecipada

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, do PSB, foi condenado e terá que pagar R$ 25 mil de multa por propaganda antecipada. A sentença do juiz Herivelto Araújo Godoy considerou que o chefe do Executivo pediu votos durante uma fala feita em 17 de fevereiro. No dia da inauguração de uma estação do sistema BRT, o prefeito fez elogios ao vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira.

Na ocasião, disse “é um nome que Campinas deve olhar com muito carinho, ele se encaixa naquele perfil que venho falando”. E completou com a frase “quem gosta de mim, vai votar nele, e quem não gosta vai falar ‘o Henrique é gente boa'”. O trecho foi publicado pela imprensa e foi justificado pelo prefeito na época como um conteúdo tirado de contexto.

O magistrado, porém, entendeu a afirmação como um pedido explícito de votos a pretexto de apresentar o vice-prefeito. Para Godoy, Jonas o apontou como aquele que teria capacidade de ser o sucessor e futuro prefeito do município de Campinas. Por fim, define que a atitude configura uma “dissimulada propaganda eleitoral” e por isso definiu multa de R$ 25 mil.

Na sentença, o juiz lembra que o Tribunal Superior Eleitoral, o TSE, só permite a propaganda eleitoral após o dia 15 de agosto.  Elogiado por Jonas, Magalhães Teixeira, então pré-candidato à Prefeitura no PSB, deixou a legenda e agora integra o PV. A Administração alegou que “o prefeito não foi notificado” e que, quando isso acontecer, “vai analisar e tomar as medidas cabíveis”.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.