Ouça ao vivo

Leitos mantêm região na fase 1 do Plano SP

Foto: Governo de SP

O Governo do Estado anunciou nesta sexta-feira a reclassificação das fases do Plano São Paulo de combate à pandemia do novo coronavírus. Ao contrário de quatro regiões paulistas que progrediram para laranja, Campinas e as cidades vizinhas se mantém na fase vermelha, a mais grave da pandemia.

Desta forma, apenas os serviços essenciais seguem funcionando na região. O comércio, por exemplo, fica fechado até uma mudança de fase. O governador João Dória (PSDB) afirma que em todo o Estado os casos de covid-19 chegaram ao platô, ou seja, estão estabilizados, mas ainda não caíram.

A região de Campinas tem índices positivos na oferta de leitos por 100 mil habitantes, com 18 leitos, o que caracteriza a classificação verde. A variação de casos e de internações pela mesma medição estão no amarelo. Já os óbitos estão na fase laranja, com 1,57 a cada 100 mil moradores. A ocupação de leitos de UTI, com 80%, mantém a região no vermelho.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Marco Vinholi, diz que as regiões na fase vermelha recebem mais investimento na saúde. Ele crê que o aumento de leitos e a transferência de pacientes para o Hospital de Campanha do Ibirapuera devem colaborar para uma melhora na fase de Campinas na próxima avaliação.

Vinholi descarta uma divisão de cidades da região com o município de Campinas, que tem uma ocupação maior de leitos de UTI em relação a municípios com população menor.

Em todo o Estado de São Paulo, foram confirmados nesta sexta 359.110 casos e 17.442 mortes pela covid-19, com taxa de letalidade de 4,9%. O número de curados é de 204.531. A quarentena no Estado foi estendida até o dia 30 de julho.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.