Ouça ao vivo

Mortes crescem, mas pandemia dá sinais de recuo

Foto: reprodução YouTube

O balanço apresentado pelo Governo de São Paulo nesta segunda-feira, 27, apontou que o número de mortes por covid-19 no interior cresceu 16% no período entre 19 e 25 de julho, quando comparado a semana anterior. Porém, a pandemia dá sinais de recuo, já que as novas internações caíram 2% no período em análise. Levando-se em consideração o quadro geral do estado, os óbitos caíram 4% na semana epidemiológica, impulsionados pelo bom desempenho da capital no registro de mortes pela doença, que teve uma queda expressiva de 27%.

Segundo a análise do governo, o aumento das mortes do interior está dentro do que foi projetado e a situação está sob controle. O secretário de saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, afirmou que mesmo com o aumento do número de mortes no interior, os novos casos de covid-19 estão caindo. “Nitidamente, apesar de nós termos um incremento do número de óbitos, seguramente a atitude que vem sendo tomada, tanto das secretarias municipais de saúde, em reforço com os próprios prefeitos e a própria população, estão permitindo a gente olhar a possibilidade da diminuição do número de casos também nessas regiões”, afirmou.

O secretário de desenvolvimento regional, Marco Vinholi, disse que pela primeira vez está havendo recuo nas novas internações. Ele explica que o aumento dos óbitos se refere às semanas anteriores, quando o índice de internações era maior. Com a queda desse indicador, a tendência é que o número de mortes comece a diminuir no interior paulista nos próximos dias. “É a primeira vez que o interior do estado tem queda nas internações. Isso é muito significativo, levando em conta que os óbitos observam o que aconteceu a 15, 20 dias atrás e as internações que acontecem neste momento. Portanto, uma melhora significativa, a primeira vez que o interior do estado está com queda nas internações”, disse.

Nesta segunda-feira, o estado de São Paulo tinha 487.654 casos de covid-19 e 21.676 mortes em decorrência da doença. A taxa de ocupação de leitos de UTI está em 65,7% no estado e em 63,3% na Grande São Paulo.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.