Para o especialista em mobilidade urbana da Universidade Presbiteriana Mackenzie Campinas, Luiz Vicente Figueira de Mello Filho, o medo das aglomerações na pandemia deve ampliar o uso do transporte individual.
Tentando evitar o risco de contágio da covid-19, aqueles com condições financeiras devem priorizar a compra de carros e motos. Mas, como o novo hábito deve gerar outros problemas, as políticas públicas são necessárias.
O ideal seria evitar a utilização de ônibus, metrôs e trens nas grandes cidades e metrópoles e priorizar outros meios de transporte, como a bicicleta. A mudança deve causar adaptações no urbanismo e na arquitetura de áreas populosas.
“Esses hábitos emergencialmente vão refletir no transporte motorizado, seja de motos ou de automóveis, mas a tendência é que isso se reflita no transporte sustentável. Não tem como voltar o que era antes”, aponta Mello Filho.
Os indícios de migração para o transporte individual são tão claros, segundo o especialista, que até mesmo a locomoção compartilhada via aplicativos, como Uber e 99, deve sofrer algum reflexo, principalmente entre usuários jovens.
Caso as alterações não sejam compreendidas e implantadas de forma adequada pelos entes públicos, a tendência é que a redução do uso de ônibus e o aumento de carros nas ruas ampliem a ocorrência de congestionamentos e acidentes.
Ao projetar o futuro, o professor aposta na integração maior dentro das cidades. Como exemplo, cita as bicicletas elétricas, capazes de percorrer um longo trajeto, e por isso cita as ciclovias, que ainda precisam de mais investimento.
“Nós precisamos de uma integração das ciclovias. A pé se anda 1 km. De bicicleta, 5 km. E aí nota-se o uso de bicicletas elétricas, por até 30 km. Isso sem falar em outros meios que ocupam menos espaço nas vias públicas”, defende.
Até mesmo os sistemas de ar condicionado, vistos como diferencial em carros e também coletivos, devem ser revistos e menos utilizados, já que o ideal é que os ambientes sejam arejados e que as janelas estejam abertas durante as viagens.