Pandemia eleva incidência de acidentes domésticos

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin

Com o isolamento social por causa da pandemia de covid-19, aumentou a incidência de acidentes doméstico. Diante dessa realidade os médicos alertam para os cuidados. Segundo a Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé, entre os acidentes mais comuns estão os envolvendo instrumentos perfuro-cortantes. A maior frequência do manuseio de instrumentos de cozinha ou de construção pode causar lesões nos tendões, nervos e vasos sanguíneos da mão, levando a consequências graves.

Outro grande problema está relacionado a acidentes envolvendo o fogo. De acordo com o tenente Leonardo Simões do Sétimo Grupamento de Bombeiros de Campinas, como o isolamento a população está utilizando mais o fogão, que acaba sendo o responsável pela maior parte dos incêndios dentro de casa. Segundo ele os prédios e residencias com gás natural encanado são mais seguros, pois, há todo um monitoramento por parte da empresa distribuidora. Porém, a maioria da população utiliza o botijão de GLP e nesse caso os cuidados devem ser redobrados.

O bombeiro alerta que a manutenção dos equipamentos utilizados para levar o gás ao fogão deve ser periódica e o recomendado é a troca sempre que o ocorrer o desgaste. Outro problema na cozinha, neste período de pandemia, é o uso do álcool em gel utilizado para a higienização das mãos. Ele lembra que apesar de ser de fácil evaporação o produto é inflamável e requer todos os cuidados.

De acordo com o tenente, Leonardo Simões, do Sétimo Grupamento de Bombeiros de Campinas, o numero de chamadas envolvendo acidentes domésticos aumentou durante a pandemia, principalmente os envolvendo crianças e idosos.

Entre as principais ocorrências estão as quedas, queimaduras e ingestão de produtos tóxicos, como os de limpeza e remédios. Em todos os casos a recomendação é manter a calma e entrar em contato com o corpo de bombeiros atreves do telefone 193.

Compartilhe!
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin

Mais recentes

Colunas

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Siga-nos

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.