Pandemia potencializa desemprego na RMC

De acordo com análise do Observatório PUC-Campinas, elaborada com base nos dados do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério da Economia, mais de 32 mil empregos foram fechados na região metropolitana no período entre janeiro e maio deste ano. O desemprego foi potencializado com a pandemia do novo coronavírus.

Com o resultado, a RMC superou em apenas cinco meses, a queda de emprego registrada em todo o ano de 2016. O número de empregos perdidos corresponde a 80% dos postos de trabalho fechados em 2015, ano que detinha os piores índices na série histórica da evolução do emprego na região. Do total de empregos perdidos neste ano, 37% foram registrados no comércio, que desligou cerca de 11 mil trabalhadores. Em segundo lugar da lista, a indústria de transformação, que eliminou 6,6 mil vagas após uma série de ajustes nas estruturas de emprego.

Na análise do Observatório PUC-Campinas, as demissões concretizadas em 2020, afetaram principalmente os trabalhadores de nível médio, com idade entre 30 e 39 anos. O impacto nessa faixa etária foi de 30%. Na sequência, com 23%, aparecem os trabalhadores com idades entre 50 e 64 anos.

De acordo com a economista Eliane Rosandiski, os números refletem a intensidade da crise que assola toda a economia brasileira. Para ela, as propostas do governo federal em socorrer as empresas são vitais neste momento, porém chegaram atrasadas. A grande preocupação é que uma expressiva parcela das pequenas e micro empresas não terão condições de retomar a produção no pós pandemia. Na opinião dela, o governo federal teria que oferecer um socorro de forma que não coloque as empresas em endividamento depois.

Para a economista Eliane Rosandiski, dentro das novas medidas adotadas pelo governo, deixar que o sistema de crédito se organize para fazer as ofertas é penalizar ainda mais os pequenos e micros. Em sua opinião, se as empresa não forem socorridas, não terão como retomar as atividades no período pós pandemia.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Unicamp rompe convênio com instituto de Israel em protesto à guerra em Gaza

Caminhão tomba em rodovia de Amparo e bloqueia parcialmente a via 

Prefeitos da RMC aprovam projeto-piloto para atender população em situação de rua

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.