Ouça ao vivo

Prefeitura elogia mudanças no Plano SP

Foto: Reprodução/Facebook

O Prefeito de Campinas, Jonas Donizette, e o secretário de Saúde, Dr. Cármino de Souza, elogiaram as mudanças de critérios do Plano São Paulo, anunciadas pelo governo do estado nesta segunda-feira (27). Para eles, o critério relacionado à disponibilização de UTIs somente para covid-19 não fazia sentido. “Eu acho que o Governo do Estado está fazendo um movimento correto, leito é pra ser ocupado, nós não podemos deixar 40% dos leitos vazios para fazer um dado estatístico, eu nunca me conformei com isso, pois são leitos caros, e se estiverem vazios é melhor ocupar com outro doente que não de covid”, disse Carmino.

O comentário foi feito durante uma transmissão ao vivo via internet, ou Live, na qual foi anunciada também uma nova testagem de covid-19 nos profissionais de saúde da cidade. Segundo o secretário, os testes serão realizados em parceria com o governo do estado. “Vamos fazer a checagem de todos os profissionais da saúde da cidade, isso foi um acordo feito com Governo do Estado, nós vamos fazer toda a checagem de todos profissionais da saúde, depois os de segurança, e depois os demais que estão no front”. Os testes utilizarão plasma de sangue, e poderão dar o resultado em até 24 horas.

Também foi anunciado na transmissão que Campinas fará um novo inquérito sorológico, cujo resultado será comparado com o primeiro realizado. De acordo com o secretário, os testes deverão ser realizados ao longo da semana que vem.

Carmino comentou ainda sobre os recentes problemas envolvendo os dados da covid-19 na cidade, ocasionados por uma instabilidade no sistema do SUS, utilizado para computar os dados. No último final de semana o número de novos casos confirmados ficou bem abaixo do que vinha sendo registrado. Foram 33 novos no sábado (25) e 19 no domingo (26). Na segunda-feira (27) foi emitido um boletim com quase 600 casos, corrigindo os problemas do final de semana. “Em relação ao número de casos, hoje está tudo realizado. Isso foi um problema técnico, mas não vale para os óbitos”, explicou o secretário.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Rodada de Negócios faz networking entre grandes empresas e fornecedores

O evento ‘Rodada de Negócios’ reuniu 140 empresas na tarde desta quarta-feira (24), em Campinas.  Cerca de mil reuniões foram realizadas, com expectativa de movimentar R$ 2,5 milhões na geração de negociações nos próximos meses. A iniciativa é da regional Campinas do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.